A Mackerduz, indústria de produtos de limpeza detentora das marcas Saif e Gran Brilho, de Bento Gonçalves, RS, concretizou um investimento superior a R$ 11 milhões na aquisição de um terreno, reforma e ampliação do prédio para abrigar seu parque fabril e sede administrativa. Há pouco mais de um mês a empresa está operando nas novas instalações, que totalizam 6600 m2 de área construída, concluindo um projeto de expansão cuja estruturação iniciou há dois anos.

O plano de expansão exigiu novo projeto para a ETE - estação de tratamento de efluentes e documentações de licenciamento, que ficaram sob responsabilidade da Fundação Proamb, da mesma cidade, que já prestava serviços ambientais para a Mackerduz há mais de 15 anos, como intermediação de licenças de operação a outras empresas do grupo, supervisão de projetos para estação de tratamento e regularização da nova sede. Com capacidade de tratamento de 3 m³/h, a nova ETE industrial compreende as etapas de peneira, equalização, coagulação e floculação, decantação, leitos de secagem, filtros e desinfecção.

“Apesar de todos os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia, conseguimos cumprir com as metas de nosso planejamento, focado em um objetivo claro: viabilizar o crescimento sustentável e duradouro do negócio. Prova disso é que estamos operando em uma fábrica que permitirá quadriplicar a atual capacidade produtiva e faturamento. Agora, o desafio é trabalhar para alcançar esse índice de crescimento”, revela Roni Kussler, sócio-diretor da Mackerduz. O desempenho no mercado sustenta o otimismo da empresa: desde o início do ano está operando sem estoque – ou seja, tudo o que produz é imediatamente comercializado e entregue, em um evidente sinal de aumento de demanda.

Com quase 30 anos de atuação, a Fundação Proamb desenvolveu estrutura e equipe técnica para oferecer ampla gama de soluções ambientais. Seus serviços são prestados a empresas de todo o Rio Grande do Sul por meio de seis unidades de negócios, incluindo coprocessamento de CDR (combustível derivado de resíduo), central de disposição de resíduos e laboratório de análises.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025