A terceira edição do Seminário Internacional: A Era BIM, que ocorrerá até o dia 26 de novembro, das 8h30 às 13h15, reunirá especialistas nacionais e internacionais, para discutir os desafios do Brasil prestes a dar um passo importante rumo à implementação do BIM: a obrigatoriedade da adoção das tecnologias em projetos e obras públicas da administração federal a partir de 2021.

O evento online é promovido pelo Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia. Além de discussões sobre a adoção da modelagem da informação da construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, o evento irá abordar transformação digital e inovação no setor de arquitetura e da engenharia consultiva.

De acordo com o vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco, Eduardo Sampaio Nardelli, a era BIM representa a maior transformação que o setor da construção enfrentou desde quando os projetos eram feitos em pranchetas. “Em lugar de desenhos de representação vamos passar à simulação, construindo modelos virtuais dos espaços projetados. Desse modo o contratante passará a ter maior controle, precisão e economia na realização de empreendimentos públicos e privados”, ressalta.

Com temas como a contratação do BIM em obras públicas, bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, as atividades do 3º Seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. 

De acordo com o Decreto Federal 10.306, de 2 de abril de 2020, a implementação da metodologia no setor público federal se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. Nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. Já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.

Inscrições: https://doity.com.br/terceiro-seminario-internacional-a-era-bim



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025