A Sanepar firmou contrato de financiamento de 50 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões) com o banco de desenvolvimento alemão KfW para ampliar a produção de biogás e modernizar estações de tratamento de esgoto no estado. Os recursos serão aplicados na segunda fase do programa Paraná Bem Tratado, voltado à expansão da infraestrutura de saneamento e ao aproveitamento energético de resíduos.

O pacote de investimentos prevê a ampliação de quatro estações de tratamento de esgoto: Norte e Sul, em Londrina; Pinhalzinho, em Umuarama; e Padilha, em Curitiba. O projeto inclui ainda a implantação de uma central de tratamento de lodo na capital e a expansão da usina de biogás associada à Estação de Tratamento de Esgoto Belém, que utiliza o gás gerado a partir do lodo para geração de energia e secagem do material.

A operação de crédito foi estruturada sem garantia da União ou aporte direto do governo estadual, sendo sustentada pela capacidade financeira da companhia, que aportará cerca de 20% do valor como contrapartida. Segundo a empresa, o modelo demonstra a confiança de instituições internacionais na capacidade de execução da Sanepar e viabiliza a aceleração de investimentos estratégicos no setor.

Além de ampliar a cobertura de tratamento de esgoto, o programa aposta no aproveitamento do metano gerado no processo para reduzir custos operacionais e emissões de gases de efeito estufa. A recuperação do biogás também pode contribuir para a geração de energia nas próprias unidades de saneamento, reforçando a sustentabilidade das operações.

A iniciativa faz parte dos esforços para cumprir as metas de universalização previstas no novo marco legal do saneamento e consolidar o Paraná como referência em eficiência operacional e inovação no setor.

Foto: Sanepar



Mais Notícias HYDRO



Inovação ganha escala e chega às concessões da Águas do Brasil

Companhia investe R$ 13 milhões em três anos e leva soluções digitais para 14 operações.

17/04/2026


Sanepar testa solução móvel e de baixo custo para monitoramento da água

Sistema flutuante permite análise em tempo real e amplia cobertura em rios.

17/04/2026


BRK inicia modernização do parque de hidrômetros em Macaé

Serão mais de 12 mil substituições e 600 padronizações de ramais em até 12 meses.

17/04/2026