O Instituto Trata Brasil divulgou a cartilha Saneamento Básico e as Eleições Municipais 2020. A obra é voltada para candidatos ao pleito municipal, bem como à própria população, com o intuito de informar sobre o cenário atual do país a partir das principais leis que regem o setor e as obrigações de prefeitos e vereadores com as operações e regulações dos serviços e o planejamento sanitário.
Segundo dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano 2018, o Brasil tem aproximadamente 100 milhões de pessoas vivendo em locais sem coleta de esgoto e 35 milhões habitando residências sem acesso à água potável por rede.

A cartilha está separada por Unidade da Federação e conta com indicadores básicos das principais cidades de cada estado. O material tem foco na responsabilidade municipal com o saneamento, chamando atenção para titularidade do saneamento ser do executivo municipal.

O levantamento pode ser consultado pelo link: https://bit.ly/3eFO1Ue.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026