O BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em conjunto com parceiros estratégicos, abriu chamada pública para apoiar financeiramente iniciativas que enfrentem os desafios da segurança hídrica no Brasil. As inscrições para o programa Teia de Soluções – CAMP Viva Água – Impactos positivos para a segurança hídrica seguem abertas até 13 de fevereiro e contemplam ações nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A iniciativa integra um esforço conjunto entre o BRDE, a Fundação Grupo Boticário, a Fapesb - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia e a Fundação Araucária, e conta com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A chamada destina até R$ 10,5 milhões para projetos que promovam conservação da natureza, adaptação às mudanças climáticas, geração de renda e melhoria da qualidade de vida, com foco na promoção de impactos duradouros sobre os recursos hídricos.

O edital prevê a seleção de propostas em dois eixos temáticos principais: Infraestrutura natural para água, que busca integrar soluções baseadas na natureza para reforçar a regulação de vazões e a qualidade da água por meio de restauração e proteção de ecossistemas estratégicos; e Empreendedorismo e água: orientado a modelos de negócio sustentáveis relacionados ao uso responsável dos recursos hídricos, promovendo impacto socioeconômico positivo.

Para participar, as organizações devem enviar uma proposta simplificada, um vídeo-pitch e a documentação exigida no edital. As iniciativas selecionadas na primeira fase avançarão para uma fase de desenvolvimento mais detalhado, que inclui a entrega de produtos técnicos e a participação em atividades de capacitação antes de uma nova etapa de avaliação.

O programa Teia de Soluções – CAMP Viva Água é uma frente de atuação que busca estimular a cocriação de soluções ambientais inovadoras, conectando conhecimento técnico e recursos financeiros para enfrentar desafios reais de gestão da água em diferentes bacias. Desde sua criação, a iniciativa já capacitou mais de 1,2 mil pessoas e apoiou cerca de 300 projetos ao longo do país, com perspectivas de expansão de atuação até 2030.

Para a comunidade técnica e atores do setor hídrico, a abertura dessa chamada representa uma oportunidade de fortalecer práticas sustentáveis de uso da água, promover a resiliência de sistemas naturais e urbanos e consolidar parcerias entre instituições públicas, privadas e terceiro setor em busca de maior segurança hídrica.

Foto: Jonathan Campos/AEN



Mais Notícias HYDRO



Abordagem digital da Geoambiente protege o abastecimento de água de comunidades brasileiras

IA salva lençol freático em São Paulo e evita 70 toneladas de químicos em projeto premiado.

27/01/2026


Sabesp adota IA para reforçar detecção de vazamentos durante escassez hídrica

Tecnologia utiliza câmeras e sensores instalados em veículos que circulam diariamente pela cidade.

27/01/2026