O Parque Tecnológico São José dos Campos apresentou os projetos desenvolvidos pelo CDTASA - Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental, criado em 2018 em parceria com o CEIVAP - Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, por meio de sua secretaria executiva, a Agevap - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Os trabalhos envolvem projeto e protótipo de uma estação modular de tratamento de esgotos para municípios de até 2000 habitantes ou pequenas comunidades; sistema de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de distribuição de água; produção de água de reúso em estações de tratamento de esgotos e infraestrutura verde para a produção de água, voltada à conservação e recuperação de mananciais hídricos.

“De forma articulada e integrada, o CDTASA alcançou resultados promissores não somente para o Rio Paraíba do Sul e suas regiões afluentes, mas para todos os interessados em participar do compartilhamento das práticas e dos conhecimentos promovidos”, afirma André Marques, diretor-presidente da Agevap.

O centro foi criado para estimular pesquisas, prospectar projetos de inovação e melhorar as condições de saneamento e tratamento de água em municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul. São José dos Campos, sede do PqTec e do CDTASA, é a maior cidade da bacia.

Dessa forma, o CDTASA atua no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria das condições de saneamento nas comunidades pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e a potencialização social e econômica local e regional.

“Decidimos participar deste projeto para fazer parte de uma integração entre os sistemas de uma empresa de saneamento, unindo geoprocessamento, sistema comercial, sensores inteligentes, tudo isso integrado a um sistema de inteligência artificial que pode prever possíveis aumentos de perdas de água”, diz José Pinheiro, presidente da Nexus GeoEngenharia, uma das empresas participantes.

A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul está situada em uma das regiões mais desenvolvidas e urbanizadas do Brasil. Abrange 184 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e atende cerca de 5,5 milhões de pessoas que dependem diretamente de suas águas.

Dados da Agevap apontam que 90% dos municípios da bacia não têm estação de tratamento de esgoto. Além disso, há desmatamento e problemas estruturantes, como a baixa capacidade gerencial dos municípios, especialmente dos de pequeno porte, para solucionar questões relacionadas a saneamento ambiental e preservação de recursos hídricos.

O documento pode ser baixado neste link.



Mais Notícias HYDRO



Boom de ultrafiltração impulsiona mercado de membranas no saneamento

Marcelo Bueno, gerente da Toray, destaca avanço da tecnologia no Brasil, com projetos municipais de grande porte e aplicações que substituem ETAs convencionais.

04/11/2025


Higra anuncia crescimento de 20% em 2025

Resultado é histórico na empresa.

04/11/2025


Luxtel amplia presença no saneamento com soluções em PRFV

Empresa nacional aposta em tanques, reservatórios e biomídias em PRFV para atender à crescente demanda de ETAs e ETEs.

04/11/2025