Com forte tradição em tecnologia e automação industrial, a Mitsubishi Electric Brasil vem ampliando sua presença no setor de saneamento, consolidando-se como parceira estratégica de concessionárias e operadores públicos e privados. A empresa oferece um portfólio completo e integrado de produtos, que vão desde a proteção elétrica (LVS), passando por inversores, controladores lógicos programáveis (CLPs), interfaces homem-máquina (IHMs) e softwares Scada, que contribuem para o aumento da eficiência operacional, redução de consumo de energia e conectividade entre sistemas em estações de bombeamento e tratamento de água e esgoto.

Durante a Fenasan 2025, a empresa apresentou seu conjunto de soluções voltadas ao setor. “O brasileiro é um povo que gosta de sentir o produto, pegar na mão, olhar a camada de cobre, a espessura da solda. Nosso estande foi pensado para isso, para mostrar de perto a qualidade japonesa dos equipamentos”, contou Fabiano Lourenço, presidente da Mitsubishi Electric do Brasil.

Entre os destaques estão os inversores de frequência da linha FREQROL, que promovem a otimização em sistemas de bombeamento de até 840 CV, contribuindo para o uso racional de energia elétrica e uma operação mais eficiente. “Temos soluções aqui para provar que nossos inversores consomem menos energia do que os produtos similares disponíveis no mercado”, acrescentou.

Além dos inversores, a companhia destacou os CLPs compactos totalmente alinhados com as demandas atuais de conectividade, até CLPs de processos para aplicações críticas, e o novo IHM GOT3000, que atua como gateway seguro entre as estações de bombeamento remoto e os sistemas de supervisão, permitindo integração com padrões como OPC UA e conectividade em nuvem. “Essa nova geração de IHMs amplia o controle e o monitoramento remoto, permitindo manutenção preditiva e maior confiabilidade nos processos de água e esgoto”, explicou Lourenço. A tecnologia foi desenvolvida com base em mais de uma década de experiência da empresa no design de interfaces industriais, mantendo o foco na facilidade de uso e na segurança da informação.

O executivo lembra que o saneamento já representa cerca de 10% da receita da subsidiária brasileira, com perspectiva de crescimento. “O novo marco do setor injetou recursos e metas de desempenho no setor. Há muitos projetos em andamento e espaço para todos que se adequem às novas demandas. É um mercado que exige parceiros robustos, com capacidade técnica e financeira para atender projetos de grande porte”, observou.

Presente no Brasil há 50 anos, a Mitsubishi Electric instalou seu escritório próprio no país em 2012, após décadas de atuação por meio de representantes. Hoje, a empresa responde pelo mercado brasileiro e parte da América do Sul, reunindo operações nas áreas de automação industrial, CNC e sistemas ferroviários, com fornecimento para companhias como CCR, MetrôRio e CPTM. “Temos 1500 carros de trem equipados com produtos Mitsubishi. Isso mostra o quanto a marca está presente em setores críticos da infraestrutura nacional”, destacou o presidente, primeiro brasileiro a ocupar o cargo desde a fundação da subsidiária.

No Japão, a Mitsubishi Electric Corporation integra um dos maiores conglomerados industriais do país, formado por cerca de 600 empresas, entre elas nomes como Tokyo Marine, Kirin e Nikon. Juntas, essas companhias respondem por mais de 10% do PIB japonês. Com mais de 100 anos de história global, a Mitsubishi Electric segue investindo em inovação para unir confiabilidade e eficiência. No Brasil, a meta é fortalecer o vínculo com o saneamento, ampliando a automação de sistemas críticos e impulsionando o uso de tecnologias que reduzem perdas e aumentam a produtividade operacional. “Nosso objetivo é apoiar o avanço da infraestrutura de água e esgoto com soluções que combinem desempenho, durabilidade e tecnologia japonesa de ponta”, concluiu.



Mais Notícias HYDRO



Amanco Wavin e Cyrela instalam sistema AquaCell para gestão de águas pluviais em São Paulo

Tecnologia modular permite retenção, reaproveitamento e recarga do lençol freático em áreas de difícil acesso.

11/11/2025


Instituto Trata Brasil apresenta estudo sobre os fatores que afetam o consumo de água

Pesquisa traça projeções para a demanda de água nas moradias brasileiras até 2050.

11/11/2025


Triiio Company: tecnologias de tratamento de água para indústrias e saneamento

O saneamento representa aproximadamente 70% dos negócios da empresa.

11/11/2025