O MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional está conduzindo uma pesquisa para avaliar a viabilidade de criar um marketplace para projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Com a pesquisa, o MDR quer avaliar se a proposta tem aderência às estratégias do setor privado.

As ações incluem preservação, conservação e recuperação ambiental em bacias hidrográficas estratégicas para a segurança hídrica nacional, como recuperação, reflorestamento e preservação de nascentes e de áreas de proteção permanente; proteção de áreas de recarga de aquíferos para potencialização de infiltração; recuperação e reflorestamento de áreas degradadas; manejo sustentável de solo; projetos de geração de emprego e renda por meio de uso sustentável de recursos naturais (bioeconomia).

O formulário da pesquisa ficará disponível para respostas até 30/10/2020. As respostas são anônimas e não serão divulgadas individualmente. Para participar, basta entrar no link https://bitlybr.com/cpJcK0t. A pesquisa dura menos de 10 minutos.

O MDR informa que a iniciativa está inserida em um contexto de modernização das políticas de desenvolvimento regional. O ministério, apoiado por consultoria patrocinada por representantes do setor produtivo, está buscando novas formas de cooperação público e privada para viabilizar os projetos de revitalização.

Como responsável nacional pelas políticas públicas de saneamento, segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas, o MDR quer reduzir a dependência de orçamento público e estabelecer estratégias mais otimizadas de atuação.



Mais Notícias HYDRO



ANA reforça diálogo com municípios durante o 54º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Evento aconteceu de 25 a 30 de maio em Caxias do Sul, RS.

02/06/2026


Jundiaí sediará congresso nacional da Assemae em maio de 2027

Cidade disputou com Vitória, Balneário Camboriú e Joinville.

02/06/2026


Obra de saneamento em Franca acaba com lagoas de esgoto de mais de 40 anos

Intervenção resolve problema histórico do município por meio de um investimento de R$ 33 milhões.

02/06/2026