O MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional está conduzindo uma pesquisa para avaliar a viabilidade de criar um marketplace para projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Com a pesquisa, o MDR quer avaliar se a proposta tem aderência às estratégias do setor privado.
As ações incluem preservação, conservação e recuperação ambiental em bacias hidrográficas estratégicas para a segurança hídrica nacional, como recuperação, reflorestamento e preservação de nascentes e de áreas de proteção permanente; proteção de áreas de recarga de aquíferos para potencialização de infiltração; recuperação e reflorestamento de áreas degradadas; manejo sustentável de solo; projetos de geração de emprego e renda por meio de uso sustentável de recursos naturais (bioeconomia).
O formulário da pesquisa ficará disponível para respostas até 30/10/2020. As respostas são anônimas e não serão divulgadas individualmente. Para participar, basta entrar no link https://bitlybr.com/cpJcK0t. A pesquisa dura menos de 10 minutos.
O MDR informa que a iniciativa está inserida em um contexto de modernização das políticas de desenvolvimento regional. O ministério, apoiado por consultoria patrocinada por representantes do setor produtivo, está buscando novas formas de cooperação público e privada para viabilizar os projetos de revitalização.
Como responsável nacional pelas políticas públicas de saneamento, segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas, o MDR quer reduzir a dependência de orçamento público e estabelecer estratégias mais otimizadas de atuação.
Mais Notícias HYDRO
Grundfos leva eficiência energética e inovação aos sistemas hidráulicos.
16/10/2026
Feira espera receber mais de 40 mil visitantes em São Paulo, com destaque para as oportunidades de negócios em equipamentos, automação e novas tecnologias.
16/10/2026
Congresso terá 17 mesas presenciais e nove painéis transmitidos ao vivo, com discussões sobre os principais desafios do saneamento brasileiro.
16/10/2026