Com uma trajetória global consolidada na área de irrigação e gestão de resíduos, a Bauer do Brasil levou à IFAT Brasil 2025 sua linha de separadores de sólidos voltados à valorização de resíduos orgânicos. A empresa, subsidiária da austríaca Bauer, apresentou os modelos S300 e S655/S855, que integram sua estratégia de ampliar a presença no mercado brasileiro com soluções robustas e eficientes para o reaproveitamento de dejetos na agricultura e, futuramente, com possibilidade também no saneamento.

Segundo René Ortigoza, supervisor de vendas da empresa, a principal aplicação dos separadores hoje é na pecuária, especialmente para tratamento de dejetos de bovinos, suínos e aves. “O equipamento separa a fração sólida, que pode ser utilizada em compostagem ou como cama animal, da fração líquida, que é rica em nutrientes e utilizada na fertirrigação. Há também casos em que essa etapa se insere em sistemas de produção de biogás”, explica.

Os equipamentos funcionam com eixo helicoidal que realiza a separação por prensagem e são capazes de operar de forma contínua. A versão S300, voltada a pequenas propriedades ou unidades de biogás, tem capacidade de até 16 m³/h. Já os modelos S655/S855 atendem a médias e grandes propriedades, com desempenho de até 35 m³/h. Fabricados com carcaça de ferro fundido e partes em aço galvanizado, os separadores suportam ambientes agressivos com baixa necessidade de manutenção.

Durante a feira, realizada entre 25 e 27 de junho no São Paulo Expo, a empresa também sondou novas possibilidades para os equipamentos. “Tivemos muitas perguntas sobre aplicação no saneamento, como no tratamento de lodo de esgoto. Estamos iniciando contatos e pretendemos realizar testes para validar esse novo mercado”, afirma Ortigoza.

Apesar de os separadores ainda serem importados, a Bauer planeja nacionalizar sua produção nos próximos anos. Atualmente, a unidade brasileira da empresa está localizada em São João da Boa Vista, SP, onde atua há cerca de uma década com foco em irrigação e conta com 450 colaboradores. Segundo Ortigoza, já há planos para construção de uma nova planta de 54 mil m², que permitirá ampliar a fabricação local e incluir os separadores na linha produtiva.

Reconhecida internacionalmente pela robustez de seus produtos, a Bauer destaca o diferencial dos equipamentos na capacidade produtiva e na confiabilidade. “É um equipamento compacto, mas muito potente, com sistema de segurança contra quebras e redutores de alta qualidade. Dificilmente temos falhas em campo”, ressalta o supervisor.

Com isso, a empresa reforça sua aposta na economia circular e na busca por soluções sustentáveis para o tratamento de resíduos, tanto no campo quanto, em breve, também nas cidades.



Mais Notícias HYDRO



XCMG aposta em crescimento do saneamento e leva portfólio completo à IFAT 2025

Empresa estreia na feira com máquinas para perfuração não destrutiva.

01/07/2025


Amanco Wavin utiliza solução com tecnologia sustentável em obra no interior de São Paulo

Ao todo foram instalados três tanques de retenção, totalizando 1290 m³ de capacidade.

01/07/2025


CTG ABINT lança manual de orientação para compradores de geossintéticos

Objetivo da entidade é orientar o comprador para que o geossintético a ser adquirido obedeça às especificações de projeto.

01/07/2025