Com um público esperado de 10 mil visitantes, o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a feira de saneamento Fitabes movimentarão R$ 36 milhões na economia de Brasília, DF, e deverão gerar mais de 1000 empregos diretos e indiretos, reforçando o papel do turismo de negócios no desenvolvimento urbano.

Realizado pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o congresso e a feira ocuparão 4000 m² de estandes e reunirão mais de 100 expositores. Além disso, a ABES priorizou contratar fornecedores locais, beneficiando profissionais como seguranças, recepcionistas, montadores e equipes de logística, que terão renda imediata para circular no comércio e serviços da cidade.

Partindo do tema geral “Saneamento para quem não tem - inovar para universalizar”, o congresso vai reunir nomes como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro das Cidades, Jader Filho, para debater temas como o marco legal do saneamento, tecnologias sustentáveis, inovação e modelos de gestão.

“Queremos mostrar como o saneamento básico, que no DF já atende 99% da população com água tratada e 90% com coleta de esgoto, é estratégico para a resiliência climática e a geração de empregos”, destaca Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

Além dos benefícios econômicos, o evento sedia o Espaço COP Saneamento, que posicionará o setor no debate climático global em preparação para a COP30, a ser realizada em Belém, PA, em novembro. A iniciativa discutirá políticas públicas, inovação tecnológica e modelos de gestão sustentável, reforçando o saneamento como pilar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Espaço COP Saneamento tem como objetivos integrar o setor de saneamento às pautas climáticas globais, destacando sua importância nas discussões da Conferência Internacional do Clima e seu papel crucial na mitigação e adaptação às mudanças climática, além de promover debates e soluções inovadoras, criando um ambiente propício para a troca de experiências, apresentação de tecnologias e discussão de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade no saneamento.

“A iniciativa também ajudará a fomentar parcerias estratégicas, aproximando stakeholders do setor público, privado e da sociedade civil para o desenvolvimento de projetos conjuntos que visem a universalização dos serviços de saneamento com foco ambiental”, afirma Luiz Pladevall, diretor financeiro da Abes.

A programação completa do evento pode ser encontrada em: https://congressoabes.com.br/.



Mais Notícias HYDRO



Copasa implanta sistema de monitoramento remoto em elevatórias de esgoto 

Monitoramento em tempo real do fluxo de esgoto e do funcionamento das estações garante a detecção precoce de problemas.

20/05/2025


Gestão do lodo agrícola da Sanepar agora pode ser feita por parceiros privados

Estratégia permite que empresas prestem serviço seguindo mesmo modelo da Sanepar.

20/05/2025


Bentley Systems realiza Infraweek Brasil em junho

Evento ocorre de forma online, com inscrições gratuitas.

20/05/2025