A TideSat Global, startup de Porto Alegre, RS, oferece um serviço de monitoramento do nível da água a partir da técnica de refletometria GNSS - Global Navigation Satellite System Reflectometry. A captação dos dados ocorre por meio de sensores que utilizam a reflexão do sinal de satélite sobre a água para medir o nível.

“Com essa tecnologia, desenvolvida na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com suporte do Sebrae RS, é possível operarmos com sensores de baixo custo instalados em locais distantes da água, garantindo sua operabilidade mesmo em caso de inundações. É uma solução eficaz e barata, que tem o potencial de popularizar o monitoramento de nível para a população”, explica Douglas Leipelt, CEO da TideSat Global.

O CEO reforça a necessidade de redes robustas de monitoramento, para evitar o que ocorreu em Porto Alegre e em outros municípios do Estado em 2024, que contavam com apenas um sensor, levado pela água durante a inundação.

A empresa oferece a coleta, processamento, monitoramento e disponibilização dos dados por meio de dashboards, com uso de tecnologia de processamento exclusiva no Brasil. Atualmente, a TideSat presta serviço para o município de Estrela tem participado de provas de conceito para um possível contrato com a capital gaúcha e Ipatinga, MG. Na Espanha, existe um sensor instalado para a medição da altura da neve e nos EUA e Canadá para medições de marés.



Mais Notícias HYDRO



Biosolvit lança franquias para serviços de saneamento

Modelo prevê oferta de monitoramento e tratamento de água por assinatura, com investimento inicial estimado em até R$ 760 mil por unidade.

27/10/2026


SaneGroup reúne empresas para oferecer soluções turnkey

Criado há cerca de um ano, hub estrutura consórcios e SPEs para participar de licitações no setor de saneamento.

27/10/2026


Deerfos destaca linha de membranas de ultrafiltração

Fabricante sul-coreana mantém escritório e estoque no país e aposta na expansão dos investimentos no setor.

27/10/2026