A TideSat Global, startup de Porto Alegre, RS, oferece um serviço de monitoramento do nível da água a partir da técnica de refletometria GNSS - Global Navigation Satellite System Reflectometry. A captação dos dados ocorre por meio de sensores que utilizam a reflexão do sinal de satélite sobre a água para medir o nível.

“Com essa tecnologia, desenvolvida na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com suporte do Sebrae RS, é possível operarmos com sensores de baixo custo instalados em locais distantes da água, garantindo sua operabilidade mesmo em caso de inundações. É uma solução eficaz e barata, que tem o potencial de popularizar o monitoramento de nível para a população”, explica Douglas Leipelt, CEO da TideSat Global.

O CEO reforça a necessidade de redes robustas de monitoramento, para evitar o que ocorreu em Porto Alegre e em outros municípios do Estado em 2024, que contavam com apenas um sensor, levado pela água durante a inundação.

A empresa oferece a coleta, processamento, monitoramento e disponibilização dos dados por meio de dashboards, com uso de tecnologia de processamento exclusiva no Brasil. Atualmente, a TideSat presta serviço para o município de Estrela tem participado de provas de conceito para um possível contrato com a capital gaúcha e Ipatinga, MG. Na Espanha, existe um sensor instalado para a medição da altura da neve e nos EUA e Canadá para medições de marés.



Mais Notícias HYDRO



Biocarvão de resíduos industriais mostra potencial para remover metais pesados da água

Pesquisadores da Udesc Lages testaram alternativa sustentável capaz de descontaminar efluentes industriais.

28/04/2026


Inscrições para o prêmio global de infraestrutura da Bentley Systems entram na reta final

YII Awards 2026 recebe projetos até 3 de maio e destaca inovação digital em saneamento e outras áreas.

28/04/2026


Iguá adota engenharia generativa para reduzir tempo de projetos de até um ano para uma semana

Uso de plataforma da Transcend acelera estudos técnicos e pode gerar economia de até R$ 250 milhões.

28/04/2026