A Unipar inaugurou sua nova fábrica no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, BA. A unidade foi projetada para suprir a crescente demanda por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica no Nordeste, região que deverá liderar o desenvolvimento de infraestrutura sanitária na próxima década. Além disso, a empresa já estruturou a implantação de novos equipamentos para direcionar parte da produção para o agronegócio.

“A inauguração dessa unidade é um marco na história da Unipar. Estamos expandindo não apenas nossa capacidade produtiva, mas também nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e proximidade com os clientes. Vamos atender principalmente a expansão do saneamento básico previsto pelo marco do setor e também os segmentos de produtos de higiene e limpeza”, destaca Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.

Este é o primeiro projeto greenfield da Unipar – concebido, planejado e executado integralmente pela empresa, sem aproveitar estruturas pré-existentes. A unidade, iniciada em dezembro de 2024, tem capacidade instalada para produzir 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. Serão implantados ainda equipamentos para viabilizar a produção de matérias=primas para o agronegócio.

A nova planta da Unipar em Camaçari oferece fácil acesso a importantes vias de transporte e ao Porto de Aratu, fundamental para o escoamento da produção. É a primeira unidade fora do Estado de São Paulo. As outras estão em Santo André e Cubatão.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026