O Grupo Tigre, multinacional brasileira de soluções para construção civil, infraestrutura e cuidado com a água, tem intensificado sua atuação em estados como São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Paraná, implantando sistemas eficientes e sustentáveis em comunidades sem infraestrutura adequada. Como parte desse movimento, a empresa anunciou a inauguração de 13 novas ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto, desenvolvidas com tecnologia própria. As unidades estão localizadas nos municípios de Tubarão, SC, Petrópolis, RJ, Paraíba do Sul, RJ, Saquarema, RJ, Cuiabá, MT, Curitiba, PR, Campos dos Goytacazes, RJ, duas em Nova Friburgo, RJ, Atibaia, SP, e duas em Cariacica, ES.

Esse compromisso da empresa em ajudar a acelerar o acesso à água e ao saneamento no país faz parte do Movimento +Água, que já beneficia mais de 100 milhões de pessoas. Para isso, foram estabelecidas metas ambiciosas para os próximos anos: garantir que 99% da população tenha acesso à água potável segura até 2033 e que 90% do esgoto seja coletado e tratado no mesmo período. A companhia também prevê uma redução de impactos ambientais até 2025, com diminuição de até 45% no consumo de energia e 40% na geração de lodo em suas soluções de saneamento.

Como aliada desse processo, a companhia conta com a tecnologia proprietária BioBob, que elimina até 90% das impurezas do esgoto, reduz a geração de lodo e possibilita o descarte seguro da água tratada nos lençóis freáticos, sem impacto ambiental.

Inicialmente, foi aplicada nas soluções Unifam e Multifam destinadas, respectivamente, a residências individuais e pequenas comunidades de até 2 mil moradias sem conexão com redes públicas. A tecnologia foi ampliada para atender projetos de maior porte, como as novas ETEs. Até o momento, 39 estações já foram entregues com a mesma tecnologia.

“Mais do que uma unidade de negócio, a Tigre Águas e Efluentes representa a materialização do nosso compromisso com o saneamento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nossas soluções atendem desde residências individuais até grandes projetos de infraestrutura, sempre com eficiência e sustentabilidade”, afirma Ewerton Pereira, diretor comercial da Tigre Águas e Efluentes.

Para Carlos Teruel, diretor de negócios da Tigre Saneamento, a busca por soluções inovadoras e acessíveis é essencial para impulsionar a universalização do saneamento no Brasil. “O setor enfrenta desafios históricos que só podem ser superados com investimentos e inovação. Nossos produtos e tecnologias têm ajudado a expandir a infraestrutura de saneamento em diversas regiões do país, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025