A Copasa implantou um projeto piloto do sistema automatizado de segurança para o uso de cloro gás na ETA - Estação de Tratamento de Água de Guaxupé, MG, a primeira unidade da companhia a receber essa tecnologia. O sistema oferece monitoramento contínuo, detecção de vazamentos e neutralização imediata do gás, assegurando um ambiente mais seguro para empregados, moradores do entorno e para o meio ambiente.

Luís Gustavo Leite Loiola, gerente da Unidade de Serviço de Logística e Suprimentos da Copasa, reforçou o compromisso com a segurança e sustentabilidade. “Estamos muito orgulhosos de liderar este projeto pioneiro na empresa. Continuaremos empenhados em adotar tecnologias que assegurem a utilização de produtos químicos de forma segura e sustentável”, afirmou.

O projeto foi realizado em parceria com a PQA – Produtos Químicos Aracruz, empresa capixaba que atua no segmento de produtos químicos para todos os setores. A PQA forneceu todos os equipamentos, enquanto a Copasa realizou as adaptações necessárias na sala de cloração para viabilizar a operação. O sistema só entrou em funcionamento após o treinamento dos técnicos químicos da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Sul, conduzido pela PQA.

Para garantir a segurança e eficiência no uso do cloro gás, o sistema implantado é totalmente automatizado e integra tecnologias avançadas, como detectores de cloro que monitoram continuamente o ambiente, enviando sinais para uma central de controle que aciona os sistemas de segurança; alarmes sonoros para notificar operadores sobre qualquer vazamento; válvulas de fechamento rápido, que interrompem o fluxo de cloro em cerca de 14 segundos em caso de vazamento; motores de sucção que direcionam o gás vazado para as torres de abatimento, onde ele é neutralizado; e tanques de hidróxido de sódio, que transformam o cloro gás em hipoclorito de sódio.

Com os resultados obtidos pelo projeto na ETA de Guaxupé, a Copasa prevê a possibilidade de expandir o sistema para outras unidades de tratamento de água.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025