A Copasa implantou um projeto piloto do sistema automatizado de segurança para o uso de cloro gás na ETA - Estação de Tratamento de Água de Guaxupé, MG, a primeira unidade da companhia a receber essa tecnologia. O sistema oferece monitoramento contínuo, detecção de vazamentos e neutralização imediata do gás, assegurando um ambiente mais seguro para empregados, moradores do entorno e para o meio ambiente.

Luís Gustavo Leite Loiola, gerente da Unidade de Serviço de Logística e Suprimentos da Copasa, reforçou o compromisso com a segurança e sustentabilidade. “Estamos muito orgulhosos de liderar este projeto pioneiro na empresa. Continuaremos empenhados em adotar tecnologias que assegurem a utilização de produtos químicos de forma segura e sustentável”, afirmou.

O projeto foi realizado em parceria com a PQA – Produtos Químicos Aracruz, empresa capixaba que atua no segmento de produtos químicos para todos os setores. A PQA forneceu todos os equipamentos, enquanto a Copasa realizou as adaptações necessárias na sala de cloração para viabilizar a operação. O sistema só entrou em funcionamento após o treinamento dos técnicos químicos da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Sul, conduzido pela PQA.

Para garantir a segurança e eficiência no uso do cloro gás, o sistema implantado é totalmente automatizado e integra tecnologias avançadas, como detectores de cloro que monitoram continuamente o ambiente, enviando sinais para uma central de controle que aciona os sistemas de segurança; alarmes sonoros para notificar operadores sobre qualquer vazamento; válvulas de fechamento rápido, que interrompem o fluxo de cloro em cerca de 14 segundos em caso de vazamento; motores de sucção que direcionam o gás vazado para as torres de abatimento, onde ele é neutralizado; e tanques de hidróxido de sódio, que transformam o cloro gás em hipoclorito de sódio.

Com os resultados obtidos pelo projeto na ETA de Guaxupé, a Copasa prevê a possibilidade de expandir o sistema para outras unidades de tratamento de água.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025