Os tubos estão entre os principais investimentos para expansão do setor de saneamento, tanto para a construção de novas redes como para reparos das existentes. Veja quem fornece esses produtos no guia abaixo, que também inclui aplicações prediais e industriais.
Metade da população brasileira ainda não tem esgoto coletado em suas casas e cerca de 35 milhões de pessoas nem sequer têm acesso a água tratada no país. É o que revela levantamento feito pelo InstitutoTrata Brasil, com base nos dados de 2014 do SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, divulgados em maio pelo Ministério das Cidades. E o índice nacional de perdas de água na distribuição foi de 36,7% em 2014.
Os números mostram que há muito a se investir em infraestrutura no Brasil. Ainda que em ritmo lento, espera-se uma expansão considerável nas obras nos próximos anos. Um dos pilares fundamentais para a instalação das redes hidráulicas, sejam elas prediais, industriais ou públicas, são os tubos e conexões, tema do guia publicado pela revista Hydro nas páginas seguintes.
Sem similares no mercado, o guia relaciona os fornecedores de fabricantes e importadores de produtos para os segmentos:
Um dos destaques do guia é a completa relação dos materiais utilizados para a confecção dos produto, como PVC, cobre, CPVC, galvanizado, bronze, PPR, PERT, PEX (monocamada e multicamadas de alumínio), aço-carbono, ferro dúctil, aço inoxidável, cobre, ligas especiais ou cerâmico.
Para a elaboração do levantamento foram enviados questionários às empresas para que elas próprias os preenchessem. Por isso, as tabelas reproduzem fielmente as informações recebidas. O guia traz ainda os telefones de atendimento ao cliente das empresas.