O guia inclui os fornecedores de produtos químicos usados no tratamento de água e efluentes, como coagulantes, inibidores de corrosão, anti-incrustantes e biocidas para desinfecção. Também são incluídas soluções de biotecnologia.
Os produtos químicos são fundamentais para potabilização da água, desinfecção ou tratamento para uso industrial. Por mais que novas tecnologias sejam desenvolvidas, esses produtos têm um papel fundamental nas estações de abastecimento, nas indústrias, torres de resfriamento, caldeiras e piscinas.
Nesse cenário, é de grande importância o guia de produtos químicos e biológicos para tratamento de água e efluentes que publicamos nas páginas seguintes. Em sua nona edição, o levantamento traz a oferta completa e atualizada de empresas de todo o país. Para facilitar a consulta, o guia divide os cerca de 80 produtos nas seguintes categorias:
O guia compreende ainda produtos como antiespumantes, removedores de cor e odor, desemulsifi cantes e biodispersantes, biotecnologia para biorremediação (bactérias), hidróxido de amônia, sulfato de amônio, zeólitos, condicionadores de lama e aceleradores de decantação.
Segundo dados da Sabesp, somente na região metropolitana de São Paulo, o consumo médio por mês de produtos químicos para tratamento de água pela companhia é da ordem de 10,7 mil toneladas, para uma média de 182 milhões de metros cúbicos de água tratados mensalmente.
Para a elaboração do levantamento foram enviados questionários às empresas para que elas próprias os preenchessem. Por isso, as tabelas reproduzem fi elmente as informações recebidas. O guia traz ainda os telefones de atendimento ao cliente das empresas.