Por meio de uma ação específica do programa Águas do Ceará, a Cagece está substituindo os hidrômetros que necessitam recuperação e padronizando ligações de água em mais de 50 bairros em Fortaleza. Esses serviços são gratuitos e fazem parte do projeto de setorização do abastecimento, que tem como objetivo proporcionar maior segurança hídrica por meio do controle da pressão e da vazão, evitando perdas de água. Nesta fase do projeto serão substituídos quase 73 mil hidrômetros e ainda padronização de 16.500 ligações de água.

Serão selecionados para a troca os hidrômetros com maior perspectiva de recuperação. Eles serão substituídos por equipamentos novos, que possibilitam otimização da leitura do consumo e, consequentemente, do faturamento dos clientes. Além disso, moderno, o novo hidrômetro possibilita a redução de perdas de água. A mudança de equipamento é obrigatória e segue a normativa do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Já a padronização desses equipamentos consiste no deslocamento do hidrômetro para a parte de fora do imóvel, medida que possibilitará facilitar a leitura do consumo de água pelas equipes da Cagece, não sendo mais necessário que o cliente esteja na residência para emitir a fatura. Cabe destacar que, em alguns casos, quando não houver a possibilidade de instalação na parede, o hidrômetro será instalado na calçada, junto com uma caixa de proteção.

O gerente de Combate às Perdas de Água, Pedro Cavalcante, detalha que o objetivo do programa Águas do Ceará consiste em “dar ainda mais qualidade e eficiência ao processo de distribuição de água tratada”. O conjunto de obras realizadas inclui serviços para melhorias nos sistemas já existentes, construções de novos sistemas e obras estruturantes para ampliação e manutenção.

É importante lembrar que os colaboradores a serviço da Cagece que realizam esses serviços estarão sempre fardados, portando crachá de identificação e com veículo devidamente sinalizado com a marca da companhia. É extremamente importante a contribuição da população para viabilização do serviço, em especial quando houver necessidade de adentrar o imóvel. A companhia reforça que o impedimento à realização do serviço caracteriza descumprimento de uma lei e pode acarretar interrupção da prestação dos serviços, conforme determinam os órgãos reguladores.



Mais Notícias HYDRO



Casal moderniza sistema Pratagy com migração para o Mercado Livre de Energia

SFM - Sistema de Medição e Faturamento será instalado em Maceió, AL.

17/09/2024


Parceria entre Elera e Corsan impulsiona autoprodução de energia no saneamento

Empresa gaúcha deterá 144 MW de capacidade do Complexo Solar Janaúba a partir de janeiro.

17/09/2024


Asperbras Tubos e Conexões e Asperbras Rotomoldagem agora são Asperbras

Indústrias unem suas operações e anunciam novo posicionamento de marca.

17/09/2024