A Cagepa - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba prevê entregar, até outubro deste ano, um sistema de reúso da ETA - estação de Tratamento de Água da cidade de Jacaraú. Estão sendo investidos R$ 550 mil no sistema, que permitirá o reaproveitamento das águas utilizadas no tratamento e não lançá-las no sistema atual.

“Essa é uma iniciativa pioneira na região e vai possibilitar uma economia de 90 m3 por dia. A obra prevê a execução de dois tanques de equalização, dois tanques de sedimentação e dois tanques de reúso, além de uma área de secagem do lodo e tubulação de recalque, para o reaproveitamento das águas utilizadas na limpeza dos filtros e decantadores da ETA”, explicou o gerente regional da Cagepa no Brejo, José Cidalino.

Também está sendo incorporado ao sistema um assentamento de tubulação drenante, com objetivo de recolher todas as águas superficiais da ETA e da limpeza dos reservatórios, direcionando para a rede de drenagem do arruamento existente no entorno da estação.

Dentro da programação dos serviços, já foram construídos todos os tanques do sistema de reúso, além das lajes de secagem. “Os próximos passos são a impermeabilização dos tanques úmidos e a execução da rede de recalque, que conduzirá a água da lavagem dos filtros de volta à ETA. O sistema auxiliar de drenagem possui uma extensão total de 340 metros e está sendo implantada a partir da saída do tanque de reúso. Praticamente, já foi assentada toda a tubulação, restando apenas 11 metros, no trecho de interligação aos tanques de reúso. Ou seja, a obra está bem avançada e muito em breve vamos entregar esse projeto”, disse Cidalino.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024