A partir de abril deste ano, a Copasa vai investir R$ 6,7 milhões na melhoria da ETE Estação de Tratamento de Esgoto de Iturama, MG, beneficiando cerca de 33 mil habitantes. As obras têm duração estimada em 12 meses.

O aporte contempla a remoção e desaguamento de lodo das lagoas anaeróbias e construção de uma caixa divisora de vazão, cujo objetivo é distribuir o esgoto igualmente entre as lagoas, assegurando maior eficácia no processo de tratamento e melhorando a estrutura no ponto onde o efluente já tratado é devolvido para a natureza.

Também serão instaladas chicanas flutuantes (separadores hidráulicos que aumentam a eficiência na remoção da matéria orgânica contida no esgoto) nas lagoas facultativas e executado um aterro sanitário impermeabilizado nas dependências da ETE para receber o lodo oriundo do tratamento.

“Os trabalhos ampliarão em 60 centímetros a profundidade das lagoas anaeróbias e em 20 centímetros das lagoas facultativas”, destacou Sílvia Santos, uma das engenheiras responsáveis pelo projeto.

“Essas intervenções também contribuirão para dar ainda mais eficiência à unidade, que atualmente já atende ao que é preconizado pela legislação. Além disso, favorecerão a redução de odor inerente ao processo de tratamento de esgoto”, destacou o gestor da Unidade de Expansão da Companhia, Edilson Alves.

A ETE de Iturama recebe esgoto de 16.579 ligações que chegam até a unidade por meio de 189.764 metros de redes coletoras.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024