As vantagens do HaaS - hardware como serviço estão chegando à telemetria de água. A Astrum, empresa especializada em gestão de ativos de medição, está apresentando no Brasil um novo modelo de negócios em que a concessionária não precisa instalar dispositivos ou trocar hidrômetros para ter a leitura remota do consumo. Ou seja, todo o investimento é feito pela Astrum, que por sua vez é remunerada pelos dados coletados e fornecidos ao cliente.

O parceiro tecnológico da Astrum é a Kaifa, multinacional chinesa especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de medição de água, energia, óleo e gás, com mais de 84 milhões de medidores inteligentes vendidos mundialmente e 15 milhões gerenciados em mais de 80 concessionárias de 40 países. Fundada em 2019, em São Paulo, a Astrum é também distribuidora da Kaifa no Brasil.

Todo o projeto é realizado pela Astrum, que compra os ativos de medição e integra os dispositivos, rede de comunicação e aplicativo para a empresa de saneamento. “Nossa expertise é transformar rapidamente qualquer sistema de medição em sistema digital, inteligente, com dados diários e horários do consumo”, afirma Samuel Lee (foto), diretor e fundador da Astrum.

Segundo ele, em muitos casos, não é preciso trocar o hidrômetro. “Aproveitamos a base instalada. A Kaifa tem um módulo que permite a conexão à saída de pulso do medidor. O cliente economiza Capex e o Opex é muito competitivo”, garante. A partir daí, pode ser adotada qualquer tecnologia de comunicação para envio dos dados, como celular, LPWAN, Lora SigFox e NB IoT. “Somos agnósticos. Todas as tecnologias são viáveis, porém algumas delas são mais aplicáveis a um determinado tipo de necessidade”, diz. A empresa começou no segmento de água e já conta hoje com quase 20 mil pontos de telemetria no Brasil. Na sequência, avançará para os segmentos de gás e energia. No Uruguai, a Kaifa desenvolveu um projeto de telemetria para mais de 2 milhões de medidores de energia.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024