No dia 4 de novembro, foi o primeiro dia de aplicação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio para a realização das provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. A avaliação é atualmente a principal forma de ingresso ao ensino superior, público e privado, no país e contribui para a transformação de vida de muitas pessoas. Por isso, o ITB - Instituto Trata Brasil dedicou-se a pesquisar a relação do saneamento básico versus o desempenho dos alunos no ENEM e constatou que a ausência dos serviços pode impactar diretamente na nota dos mais de 3,9 milhões de estudantes inscritos em 2023.

De acordo com o Painel do Saneamento Básico, em 2021, os jovens que possuíam acesso aos serviços de saneamento em suas residências apresentaram melhor rendimento nas provas em comparação aos candidatos carentes desse tipo de infraestrutura. A nota média no ENEM para pessoas com sanitário em casa e as ausentes desse serviço foi de 535,69 e 468,31 pontos, respectivamente. A diferença deve ser levada em consideração, uma vez que água encanada, presença de banheiro e ligação à rede de esgoto são fatores primordiais para o bem-estar dos participantes.

Além disso, a evasão acaba sendo a opção de milhares de estudantes no país. No caso das meninas, a dificuldade de manter a higiene no período menstrual, dentro e fora de casa, torna-se um desafio ainda maior para a continuidade dos estudos, gerando o abandono escolar. Para ambos os sexos, segundo dados mais recentes do IBGE - Instituto Brasileiro Geográfico de Estatísticas, a diferença em anos de educação formal supera quatro anos entre pessoas com e sem acesso aos serviços de saneamento.

“O saneamento básico em todas as instâncias promove uma transformação social e econômica. Quando falamos do ENEM, essa realidade é mostrada diretamente nas notas e no desempenho geral dos estudantes. Por isso, a coleta e tratamento de esgoto, bem como a garantia de água potável, são temas urgentes e necessários no país, já que é a principal porta de entrada para que os jovens e adultos tenham mais oportunidades por meio da educação”, finaliza Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024