A Romão Tecnologias Industriais, fabricante que atua no setor de óleo e gás há 25 anos, sediada em Japeri, RJ, está entrando no mercado de saneamento com o desenvolvimento e produção de domos geodésicos de alumínio e tanques aparafusados de aço com tecnologia 100% nacional.

Com clientes como Petrobras, Ipiranga, Raízen, Ultracargo, entre outros, a Romão atende refinarias, terminais e distribuidoras de combustíveis, com ampla expertise na fabricação de equipamentos para armazenamento e proteção de líquidos voláteis. Percebendo a forte demanda no mercado de saneamento, a empresa contratou José Roberto Rosalen Júnior (foto), no final de 2022, para liderar a nova operação e assumir a gerência comercial. O executivo tem mais de 15 anos de experiência junto a companhias de água e esgoto.

A cobertura com domos geodésicos é uma estrutura modular pré-fabricada de alumínio, de forma esférica e autossuportada, que dispensa serviços de solda ou radiografia no campo. As ligações aparafusadas possibilitam uma instalação rápida em campo e fácil manutenção. “A construção do teto em liga de alumínio promove proteção contra corrosão e longa vida útil, além de dispensar as pinturas recorrentes dos tetos convencionais”, diz o gerente. Segundo ele, a maior proteção contra a oxidação elimina também os riscos de contaminação causados pela água da chuva, um problema recorrente em tetos de aço carbono, uma vez que sua oxidação ocasiona a entrada de água. A fabricação atende ao item G.11.1. da norma API 650-13th Edição 2020, com um sistema próprio de modelagem e dimensionamento que permite, a partir do método dos elementos finitos, obter a distribuição das tensões para qualquer tipo de malha e carregamento. O domo é equipado com tecnologia de proteção contra descargas atmosféricas.

Já os tanques são produzidos em aço carbono aparafusado com revestimento epoxídico, com capacidade de até 10 milhões de litros. Além de água, os reservatórios podem armazenar esgoto, produtos químicos e atuar como biodigestores. A Romão realiza todo o estudo de viabilização para o cliente, desde o projeto até a fabricação e montagem. “Hoje somos a única empresa da América Latina a oferecer a solução completa de teto e tanque para reservação de água ou estação de tratamento de efluentes”, afirma o gerente.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024