Com o objetivo de combater perdas de água, tornar o processo de identificação de vazamentos mais célere e causar menos impactos às vias, a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais adquiriu um georadar, avaliado em R$ 193 mil. Por meio de ondas eletromagnéticas de alta frequência, o aparelho é capaz de detectar e produzir imagens da tubulação de água ou de esgoto localizada a até 8 metros de profundidade, sem necessidade de perfurações. 

As imagens são transmitidas a um visor acoplado ao aparelho e analisadas por um operador, possibilitando a identificação dos pontos exatos de vazamentos. Isso agiliza o trabalho de pesquisa e eliminação dos problemas e faz com que as escavações das vias ocorram em uma escala menor.

O equipamento já foi usado em Guarda dos Ferreiros, distrito de São Gotardo, e deu um retorno positivo. “Utilizamos com o intuito de localizar redes para realizar mudança de setorização e, assim, pudemos identificar o encanamento subterrâneo sem a necessidade de abertura prévia de valas”, contou o gerente regional Araxá, Leandro Cruz. 

Para Glauco Oliveira, técnico de projetos e obras, a tecnologia é uma grande aliada do saneamento. “A confiabilidade dos dados coletados, a possibilidade de visualizar redes enterradas e programar ações com base nos dados sem a necessidade de perfurar nenhum centímetro no asfalto ou concreto serão muito úteis no refino do cadastro georreferenciado e programação de atividades de manutenção”, ressaltou. 

A novidade pode ser usada de maneira complementar ao 4fluid, da Stattus4, solução adotada pela Copasa no fim de 2022 e que utiliza inteligência artificial para identificação de vazamentos. Para que ela funcione, o operador apoia uma haste de escuta otimizada nos cavaletes dos imóveis e aguarda dez segundos. Os ruídos captados são encaminhados para uma plataforma onde são armazenados em nuvem e, após algumas horas, um relatório é gerado, automaticamente, com pontos onde podem estar situados os vazamentos. Na sequência, os técnicos analisam os resultados e descobrem as áreas que necessitam de intervenção.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024