A Veolia Water Technologies & Solutions tem ampliado sua atuação no segmento offshore no Brasil. Recentemente, a empresa assinou novo contrato para fornecimento e operação de unidades móveis de tratamento para dessalinização de água por osmose reversa para plataformas petrolíferas nas Bacias de Campos, RJ, Santos, SP, e Espírito Santo, ES. Assim como no primeiro acordo, firmado cinco anos atrás, a empresa buscou as bombas de alta pressão da Danfoss para equipar os skids instalados nas plataformas.

“As bombas são como órgãos vitais, pois é partir delas que se dá energia (pressão) para passar a água no processo de reter o sal. É fundamental que as bombas operem sem falhas nem paradas e a longos intervalos, pois o equipamento funciona 24 horas, e com fácil manutenção. As bombas da Danfoss entregam exatamente esses atributos”, afirma Alan Oliveira, Gestor de contratos da Veolia Water Technologies & Solutions.

No contrato que deu origem à prestação deste serviço, a Veolia Water Technologies & Solutions forneceu e operou sete unidades móveis de tratamento finalizando em agosto de 2022. Já para o segundo contrato, iniciado em setembro de 2022, aumentou a frota para 20 skids. A água proveniente do processo de dessalinização é para uso interno. As unidades são montadas na planta da Veolia localizada em Sorocaba, SP.

As unidades móveis funcionam 24 horas e durante 28 dias no mês. Cada uma delas tem capacidade de produzir 30 milhões de litros de água por ano.

Outro importante aspecto nesse tipo de aplicação é o fato de o equipamento não exigir manutenção frequente, uma vez que é restrito e complexo o acesso de pessoas às plataformas marítimas. “Essa é uma grande vantagem das bombas da Danfoss para dessalinização. As bombas de pistão axial superam as bombas centrífugas e os estudos internos mostram que a tecnologia APP oferece taxas de eficiência de mais de 90% para obter os menores custos do ciclo de vida disponíveis”, afirma Anderson Ferreira, Engenheiro de Vendas da Danfoss, que complementa: “As bombas foram criadas especificamente para aplicações de osmose reversa de água do mar, por isso ela é a solução mais confiável e sustentável para dessalinização”.

Em fase de produção e montagem, as Unidades de Tratamento Móvel da Veolia WTS foram instaladas a partir de janeiro de 2023.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024