A Clarios, fabricante global em soluções de armazenamento de energia e proprietária das Baterias Heliar, entre outras marcas, está modernizando a planta localizada em Sorocaba, SP, com a substituição de cinco mesas de formação. Os equipamentos são cruciais para o processo de formação da carga das baterias, uma das etapas mais importantes da produção, conforme explica o coordenador de Meio Ambiente da Clarios, Faustino Correa da Silva.

“Durante a carga da bateria, a temperatura aumenta e é preciso resfriá-la com água, de forma que seus parâmetros sejam controlados, garantindo a qualidade do produto”, detalha.

A substituição dos equipamentos pela nova geração de mesas de formação, totalmente automatizadas, é uma tecnologia exclusiva da Clarios que implica, entre outros benefícios, a redução do consumo de água. A estimativa é de que a economia chegue a 1 mil m3 por mês. 

“Em relação à situação atual, trata-se de uma redução no consumo de 2% a 5%. Além da economia no uso da água, as novas mesas de formação são equipadas com um sistema de exaustão que possibilita a melhora da qualidade interna do ar. A automação também aumenta a segurança dos operadores”, comenta Silva.

O projeto piloto de instalação das mesas foi desenvolvido pelo time da Clarios na Alemanha e está presente nas plantas do México, Colômbia e, agora, no Brasil. As novas mesas fazem parte de um programa de investimentos em modernização que já somam mais de US$ 10 milhões entre 2016 e 2023. Além desses investimentos, a Clarios investiu em outras áreas que promovem redução de emissões, melhores condições de ergonomia e segurança e produtividade, além de aportes em produtos e tecnologias que viabilizam a eletrificação dos veículos.

Segundo o executivo, os aportes na planta da Clarios no Brasil são exemplos do cumprimento das diretrizes para consolidar boas práticas em ESG - Environmental, Social and Governance. “As ações também integram o plano de sustentabilidade e reforçam a excelência operacional e o forte compromisso da indústria em gerar impactos positivos para a sociedade”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024