A unidade de negócios da multinacional israelense Gazit, que atua na administração e no desenvolvimento de shopping centers ao redor do mundo, tem investido em tecnologia para mitigar o impacto ambiental de seus complexos comerciais com resultados relevantes.

O Internacional Shopping de Guarulhos, SP, que recebe cerca de 50 mil pessoas por dia, é um exemplo de investimentos que geraram uma redução significativa de gastos em energia e água. Com seu sistema de automação, o empreendimento reduziu em 4,8 GWh o consumo de energia elétrica no período de um ano, o que representa cerca de R$ 900 mil, quando comparado o ano de 2019, antes da pandemia, com 2022, que marcou a retomada das atividades comerciais e do fluxo de visitantes pós-pandemia.

Também investiu, em 2022, cerca de R$ 200 mil na troca de válvulas, instalação de torneiras com temporizadores e arejadores, de bebedouros inteligentes, em mictórios que não utilizam água, no monitoramento de vazamentos, entre outras reformas, para diminuir o desperdício de água. “Em um mês, essas melhorias já apontaram uma redução de 5 milhões de litros no consumo, correspondendo a uma economia de 30% na utilização de água do shopping. Mas não pretendemos parar aqui. Já estamos estudando outros sistemas para instalações que vão nos auxiliar no reúso de água e tratamento de esgoto. Nossas ações até aqui mostram que implementar tecnologias voltadas a ESG não é um gasto; é um investimento no planeta e na sustentabilidade dos nossos empreendimentos”, explica Mia Stark, CEO da Gazit Brasil.

O sistema de automação, que utiliza várias linguagens de programação como a Niagara e a BMS, além de inteligência artificial, consegue entender a temperatura e acionar a regulagem do ar-condicionado automaticamente, configurando a temperatura e intensidade necessárias do aparelho em momentos específicos do dia.

Os gastos com ar-condicionado representam a maior parte do custo energético de um shopping. Entre outras funções, a automação ainda garante que os refletores de energia sejam ligados e desligados em horários estratégicos e diminui a utilização da central de água gelada para resfriamento de aparelhos, o que também garante uma economia de água utilizada pelo shopping.

Pensando também em conscientizar os lojistas e mitigar seus desperdícios energéticos, a administração do shopping instalou outro sistema de automação, com base em IoT - Internet das Coisas. Com esse sistema, os medidores de energia, que estão dentro das mais de 300 lojas do empreendimento, fornecem dados que são utilizados para elaboração de planos para diminuir o consumo.



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