Sistemas de ultrafiltração (UF) e osmose reversa (RO) podem ser combinados para tratar efluentes contendo matéria sólida em suspensão. “Após a osmose reversa, a qualidade da água é quase equivalente à da água potável. Dependendo do processo usado, o valor do pH ainda precisa ser ajustado ou a amônia precisa ser removida usando trocadores de íons”, explicou Jens Lipnizki, chefe de Marketing Técnico de Membranas da Lanxess, empresa alemã de produtos químicos especiais.

Juntamente com a francesa Polymem, a Lanxess concluiu recentemente um projeto para uma empresa de petróleo usando a combinação de UF/RO para remover sólidos em suspensão e borato dos efluentes de uma refinaria em Apúlia, Itália, disponibilizando a água para reutilização no processo. Os sólidos foram removidos e o teor de borato reduzido em cerca de 97%. O processo de baixa pressão também se destaca devido ao investimento relativamente baixo e ao seu consumo de energia igualmente reduzido. As discussões relativas a uma expansão adicional do sistema estão em andamento.

Um outro exemplo de processo baseado em RO é o tratamento de chorume de suínos, como tem sido praticado com sucesso em sistemas descentralizados nos países do Benelux há anos. Na primeira etapa, é aplicado um tratamento físico-químico no qual o sulfato ferroso e um agente floculante são adicionados à pasta. A matéria sólida é separada por meio de um filtro e vendida em forma de granulado como fertilizante orgânico para jardins. A fase líquida restante é concentrada ainda mais por osmose reversa. Em combinação com um processo de troca iônica, a maioria dos íons de amônio também pode ser removida do permeado. O tratamento da pasta resulta em uma fase líquida granulada e concentrada. Além disso, é produzida água limpa, que pode ser facilmente reutilizada.

Desde meados de 2018, a Lanxess vende membranas de fibra oca neofílica Gigamem da Polymem, um dos principais fabricantes mundiais de membranas e sistemas de UF de alta qualidade para aplicações de água potável e efluentes. Dessa forma, a empresa adicionou ultrafiltração ao seu portfólio de tecnologia existente para tratamento de água.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024