Globalmente, aproximadamente 19% do total da captação de água é usado ​​para fins industriais e, portanto, a pressão está sendo colocada sobre as indústrias para redução do consumo e sua reutilização. Reconhecendo essa necessidade de ação, a Danone, uma corporação multinacional de produtos alimentícios com sede em Paris, França, emplacou o Projeto de Tripla Certificação Ambiental em 2021 na unidade de Poços de Caldas, MG.

A Veolia ​Water Technologies foi contemplada para fornecer o sistema de tratamento de água de reúso, englobando os serviços de engenharia, gerenciamento, comissionamento, supervisão de montagem e partida dos equipamentos tecnológicos  fornecidos. A elaboração do projeto de engenharia compreende os seguintes limites de bateria: 

A empresa forneceu um sistema de filtração através do Filtromax, que são filtros discos autolimpantes utilizados em sistema onde há necessidade de proteção à entrada de particulados nos sistemas subsequentes. Trabalha com pressão (por bombeamento) e o projeto com poucas partes móveis garante um longo tempo de vida e baixo custo de manutenção. Além desse equipamento, o projeto conta com skid de ultrafiltração UFLEX, tecnologia com membranas de ultrafiltração capaz de remover os sólidos suspensos, partículas coloidais de elevado peso molecular e contaminantes microbianos. Conta também com um skid de lâmpada UV para controle de desinfecção e dosagem de hipoclorito de sódio.

O processo tem capacidade para coletar e tratar cerca de 4 milhões de litros de água da chuva por ano, permitindo que a fábrica evite captar água do solo, rio ou cidade e assim se torne autossuficiente em relação ao consumo de água. Graças ao dispositivo de filtragem e desinfecção de elevada performance, a unidade  é capaz de coletar água da chuva suficiente para atender às necessidades de processo.

Desde julho de 2021, a unidade de Poços de Caldas é a primeira fábrica da rede fabril da Danone a ser certificada pelo Carbon Trust nas três frentes ambientais: neutralidade de carbono, redução de água e zero resíduos para aterro. A agenda de sustentabilidade inclui esforços para atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024