O Grupo Águas do Brasil lançou o Torneira Lab, seu primeiro programa de inovação aberta. Com apoio da consultoria Innoscience, o grupo vai selecionar até 21 projetos apresentados por startups brasileiras que apontem soluções inovadoras para sete desafios indicados nesta fase. As inscrições ficam abertas até o dia 4 de novembro.

A iniciativa faz parte do Sistema de Inovação, que também contempla o Redescobrir (programa de fortalecimento da cultura de inovação e capacitação da equipe) e o IdeiÁguas (programa de intraempreendedorismo e gestão de ideias). A inovação já é colocada em prática em diversas operações, como, por exemplo, a reutilização do lodo gerado nos sistemas de tratamento de esgoto para compostagem e para a produção de tijolos sustentáveis de uso decorativo.

“Em mais de 20 anos de atuação, o Grupo Águas do Brasil sempre buscou soluções inovadoras para aumentar a eficiência das operações e gerar impacto positivo para a sociedade. O lançamento de um programa de inovação aberta é uma evolução natural dessas iniciativas que já desenvolvemos dentro de casa. É uma forma de ampliar a nossa atuação e criar oportunidades para empresas menores e mais jovens que podem crescer junto com a gente”, diz Cláudio Abduche, diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil.

Nesta primeira fase, o Grupo receberá inscrições para os seguintes desafios: soluções financeiras para cliente; software para gestão da distribuição; central virtual de integração de compras; mapeamento das necessidades de adubo orgânico para o agronegócio; estreitar o relacionamento com os clientes das comunidades; novas formas de medir, coletar e correlacionar dados entre áreas para tomadas de decisões; software para análise energética integrada do sistema de distribuição de água e coleta de efluentes.

Serão três selecionados por desafio, que participarão de imersões com o time Grupo Águas do Brasil. Os destaques passam para a fase de piloto e testagem da solução já no primeiro trimestre de 2023.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3ePTwUY.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024