Empresas interessadas em participar da licitação pública, em 2022, para subconcessão destinada à construção, operação e manutenção de ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, com a finalidade da produção de água de reúso para fins industriais, podem ter acesso ao conteúdo dos estudos preliminares do projeto, por meio da Consulta Pública que está disponível também para toda a sociedade e as organizações darem sugestões e sanarem dúvidas até o dia 30 de outubro, através do e-mail pmireuso@cesan.com.br.

Autorizada pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias e Concessões, a informação sobre a Consulta Pública foi publicada na edição no Diário Oficial do Estado. O conteúdo está disponível para leitura no site da empresa no endereço www.cesan.com.br.

O projeto que será executado prevê a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de produzir até 200 L/s de água de reúso para fins industriais, Estação elevatória de esgoto bruto e da rede de recalque de Camburi até o polo industrial Serra, e realizar a desativação e aterro das lagoas da estação de Tratamento de Camburi.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, afirma que esta é mais uma ação do Governo feita com transparência e aberta ao diálogo, já que a consulta pública é um instrumento que oferece a oportunidade do cidadão, empresas ou instituições de conhecer a proposta, registrar sugestões ou mesmo tirar dúvidas sobre o projeto.

“O projeto de subsconcessão é de extrema importância para os capixabas, já que é voltado para o enfrentamento de novas crises hídricas. Temos que pensar no futuro, pensar em soluções sustentáveis, nos programar. A participação de todos, neste momento, é essencial. Por isso, a consulta pública fica disponível até o dia 30 de outubro”, ressaltou.

O investimento a ser realizado é da ordem de R$ 130 milhões. O início das obras está previsto para 2023 e o prazo de execução será 36 meses. A ação do governo beneficiará 150 mil moradores dos bairros da zona norte de Vitória, além de seis bairros da Serra. Para viabilizar as obras que permitirão a utilização de água de reúso de esgoto sanitário para fins industriais, o Governo do Estado, por meio da Cesan - Companhia Espírito-Santense de Saneamento, firmou acordo com a empresa ArcelorMittal Tubarão.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024