O Instituto Trata Brasil, em parceria com o CLP - Centro de Liderança Pública, e apoio institucional da Water.org, publica uma página online com as principais informações sobre saneamento básico para os candidatos aos cargos Executivo e Legislativo do país. Disponível em https://conteudo.clp.org.br/saneamento-basico-e-eleicoes, a página concentra dados gerais do setor dos principais marcos legislativos do saneamento no Brasil desde o Planasa, nos anos 1970, até o atual momento com aprovação do marco legal do setor (Lei Federal 14.026/2020). Na página, os candidatos também têm acesso às informações das 27 Unidades da Federação, com dados regionais e recomendações gerais sobre como atuar na agenda.

Essa é a segunda vez que o Instituto Trata Brasil e o CLP se unem para levar informação às autoridades públicas. Em 2021, as duas instituições, com o apoio de outras, publicaram o Guia do Saneamento, elencando os principais pontos de mudanças a partir da aprovação da Lei Federal. “A construção do Marco Legal do Saneamento foi a mais importante para o setor no país em décadas. Portanto, nosso esforço a partir de agora é mobilizar os candidatos para que a pauta não seja esquecida a partir de 2023”, explica Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil.

A Coalizão criada pelas três instituições escolheu cinco estados brasileiros para dialogar com mais proximidade: Santa Catarina, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Pernambuco. De agosto até setembro, a Coalizão irá se reunir com os principais candidatos desses estados para apresentar dados e recomendações sobre a pauta do saneamento básico.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024