Tem crescido o número de organizações com propostas sustentáveis, motivadas principalmente pelos princípios ESG de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Isso estimulou a UltraCheese (plataforma de cremes e queijos detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Itacolomy e Búfalo Dourado) a implementar a reutilização da água para diversos processos industriais, tendo como projeto piloto a unidade da Lac Lélo localizada em São João do Oeste, SC.

“Na etapa de concentração de soro, todo material que sobra na produção de queijos é direcionado para a osmose reversa, resultando em dois produtos: soro concentrado de valor agregado (que é comercializado posteriormente) e água filtrada e limpa. Esta água é direcionada para a área de utilidades, sendo aproveitada na caldeira e até na lavagem de caminhões transportadores de leite”, explica Deivis Luis Kunst, Coordenador de Meio Ambiente da plataforma.

Dessa forma, a UltraCheese economiza cerca de 50 mil litros de água por dia apenas com esses processos. A estimativa é de que o volume alcance os 100 mil litros diários em um futuro próximo. Além da estrutura física, a plataforma também desenvolve campanhas internas com os colaboradores para otimização de boas práticas, economizando outros 60 mil litros diários. Somadas as atividades atuais, a companhia evita um desperdício cotidiano de mais de 100 mil litros.

“Ações de conscientização também foram tomadas em conjunto com as supervisões dos setores internos da indústria e na melhoria dos processos. Atualmente consumimos 1,3 litro de água a cada litro de leite processado. Já chegamos a consumir 1,4 litro. Uma economia de 50 mil litros de água por dia apenas com ações de conscientização”, reforça Kunst.

“Dentro da indústria, sempre que falamos em performance, tendemos associá-la à eficiência de equipamentos. Porém, na UltraCheese, estamos trabalhando fortemente com performance global do sistema, incluindo o racionamento de recursos, a eficiência fabril e a entrega de produtos com qualidade. Sabemos que a água é um recurso finito, portanto realizamos o controle de consumo por setor. Assim como em todas nossas unidades industriais, o consumo de água compõe as metas dos times”, resume Maicon Spada, Gerente de Projetos da UltraCheese.


 



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024