O programa de combate à perda de água tratada da Águas Cuiabá evitou, somente em 2020, o desperdício de 300 milhões de litros em vazamentos e ligações clandestinas na rede. No grupo Iguá, controlador da Águas Cuiabá, essa gestão faz parte da agenda sustentável da companhia.

Ao longo do ano, o consumo registrado em cada um dos bairros de Cuiabá é monitorado e há o acompanhamento regular de indicadores como a pressão da água na rede e a velocidade e qualidade dos consertos feitos nas tubulações. No calendário de ações desenvolvidas no último ano, a concessionária vistoriou ao todo 3,9 mil quilômetros de tubulações, extensão maior que a própria rede da cidade (2,6 mil km), o que significa que alguns trechos foram vistoriados mais de uma vez pelas equipes técnicas de combate a perdas.

Outro destaque é o monitoramento dos pontos de pressão, feito em localizações estratégicas, e a instalação de inversores de frequência, equipamentos que permitem maior controle da pressão nas bombas de distribuição. Segundo o coordenador operacional da Águas Cuiabá, Heron Lima, foram utilizadas metodologias reconhecidas pela IWA - International Water Association.

“O resultado positivo das pesquisas de vazamento, com 95% de assertividade nas análises suspeitas, ressalta os esforços técnicos dos profissionais em aperfeiçoar os serviços de distribuição de água e, também, o desempenho do Centro de Controle de Serviços da Águas Cuiabá”, aponta Lima. O gestor destaca ainda a redução de 75% no tempo de atendimento dos consertos e reparos de vazamentos de água, em comparação com 2019. Com os times engajados foi possível verificar e reparar mais de 24 mil vazamentos na cidade ao longo de 2020.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024