A norte-americana Avient (Itupeva, SP) desenvolveu uma tecnologia de barreira ativa para garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) monocamadas que é compatível com processos de reciclagem mecânica.

Denominados ColorMatrix Capture Oxygen Scavenger, os aditivos promovem a formação de uma barreira ativa contra a entrada de oxigênio, ajudando a melhorar a proteção do produto e prolongar a vida útil. São aplicáveis em formulações de PET reciclado, e também não interferem na sua reciclagem posterior.

 

A barreira de oxigênio que se forma é totalmente não compromete o nível de transparência do material, permitindo o uso de maior conteúdo de rPET em novos produtos. Os aditivos podem ser usados também nas tampas dos frascos.

 

A tecnologia foi desenvolvida em 2021 e está em fase de testes com grandes proprietários de marcas, tendo se mostrado eficaz com PET reciclado em teores de 25% até 100%.


 

Imagem: Avient


 

Leia também:

 

Manutenção de moldes para plásticos

 

Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

#Avient


 


 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024