A Artliber Editora lançou a primeira edição do livro Pequeno manual do náilon, de autoria de Marcos Araújo, Waldir Ferro, Hélio Wiebeck, Heloísa Zen e Giovanni Pioltini, que contempla os conceitos, características e processos dos mais diversos tipos de poliamidas disponíveis no mercado.

 

A obra traz informações completas sobre as propriedades específicas das poliamidas mais conhecidas, tais como a PA6 e PA66, além de outros polímeros da mesma família, como a 11, 12, 46, 610, MXD6, 6-3-T e 56.

 

Dividido em 10 capítulos, o livro expõe também informações completas sobre a aditivação de poliamidas (com agentes lubrificantes, desmoldantes, nucleantes, expansores e antioxidantes, entre outros) e sobre seus tipos de degradação (térmica, fotooxidativa, hidrolítica, induzida por metal). Além disso, são tratados detalhes do processamento por injeção desse material como a secagem, perfil de temperatura do cilindro, temperatura do bico no maquinário, contração e condições de moldagem.

 

O Pequeno manual do náilon contém 216 páginas, possui diversos gráficos e tabelas e aborda possíveis soluções para alguns típicos problemas de processo. No apêndice, uma tabela apresenta a identificação das poliamidas. O livro está disponível para compra, na versão física, no site da editora (www.artliber.com.br) pelo preço sugerido de R$ 86,00.

(Foto: Artliber Editora)



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024