Acontece entre os dias 6 e 7 de novembro o VI Seminário de Metrologia Legal – Metrolegal 2023, único evento brasileiro dedicado à metrologia legal, um segmento da metrologia voltado para exigências referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição utilizados em território nacional.

 

Conforme definição do Instituto Nacional de metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que possui uma Diretoria de Metrologia Legal, no Brasil estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico os instrumentos de medição e medidas utilizadas nas atividades econômicas e nas medições que interessem à incolumidade das pessoas. Com o desenvolvimento econômico, é cada vez mais intensa a implantação de controle metrológico para os instrumentos de medição, inclusive os utilizados na indústria metalmecânica.

 

O Metrolegal promove a interação de todos os operadores do setor de instrumentos de medição sob controle metrológico e este ano será realizado de forma presencial nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), localizado na Avenida Angélica, 2364, em São Paulo (SP).

 

A edição de 2023 terá como tema principal “ A Modernização da Metrologia Legal no Brasil” e um programa com diversos painéis para abordar as demandas da indústria, tendências e inovações para a metrologia legal. A programação completa está disponível aqui.

 

O Metrolegal é promovido pela Rede Metrológica do Estado do Estado de São Paulo (Remesp), que atua na disseminação do conhecimento metrológico e é reconhecida como uma interface importante entre seus associados (indústria de instrumentos de medição, laboratórios de calibração e ensaio) e Inmetro.

 

Imagem: Metrolegal

 

Leia também:

 

Cursos on-line gratuitos terão corte e desbaste de metais como tema



Mais Notícias MM



A produção de aço no panorama da sustentabilidade

Alternativas para o alinhamento efetivo da indústria do aço com os conceitos de sustentabilidade e a mitigação da emissão de CO2 são temas comentados por dirigente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

15/04/2024


Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024