Foi anunciada na semana passada a assinatura de um acordo entre a WEG e a CSN, que trata da cooperação tecnológica entre as duas empresas para o desenvolvimento de produtos à base de grafeno para uso em produtos metálicos, dentre eles um revestimento com propriedades aprimoradas. O acordo foi elaborado pela CSN Inova, braço de inovação da companhia siderúrgica, e a área de inovação da WEG Tintas.

 

O resultado tem sido maior resistência e durabilidade, com o consequente aumento da vida útil das peças em que o revestimento é aplicado. O projeto está em fase piloto, e os testes em escala industrial estão previstos para começarem ainda em 2023, com a aplicação do material na superfície do aço produzido pela CSN em Araucária (PR).

 

“A CSN e a WEG já mantêm um relacionamento comercial de longa data, que agora se estreita ainda mais por meio dessa cooperação tecnológica. Temos certeza de que o codesenvolvimento dessa nanotecnologia será mais uma parceria de sucesso entre as empresas e irá alavancar o uso do grafeno no aço, em inúmeras aplicações”, destacou Felipe Spiri, head de Gestão de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias na CSN Inova.

 

O grafeno faz parte de uma família de materiais de nanocarbono. Ele consiste em um arranjo bidimensional de átomos de carbono ligados entre si formando um padrão hexagonal semelhante a um favo de mel, que dá origem a uma série de materiais denominados de acordo com o formato assumido por essa malha de hexágonos: o fulereno, por exemplo, apresenta formato esférico, enquanto os nanotubos apresentam formato cilíndrico. Tem como características gerais uma resistência mecânica cerca de 100 vezes maior que a do aço, flexibilidade e leveza, além de alta condutividade térmica e elétrica, aspectos que são incorporados aos materiais em que é aplicado.

 

“Esta importante iniciativa em conjunto com a CSN deverá viabilizar o fornecimento de novos revestimentos à base de grafeno, eliminando o uso de metais pesados e assegurando proteção anticorrosiva superior”, comentou Rafael Torezan, Diretor Superintendente da WEG Tintas.

 

Imagem: Shutterstock

 

 

Leia também:

 

ABNT publica norma que vai acelerar o uso do grafeno no ambiente metalmecânico

 

Grafeno: planta brasileira de produção é oficialmente inaugurada

 

 

 #grafeno

#WEGeCSN



 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024