A Associação Euroéia de Fundição (CAEF), divulgou a última edição da pesquisa “Sentimento da Indústria de Fundição Europeia” (European Foundry Industry Sentiment Indicator, FISI), com base em dados do mês de abril de 2023, sob o título “Consuma o estoque”, em referência à pouca disposição para as compras de peças fundidas, normalmente destinadas à usinagem posterior. O índice registrou a segunda queda consecutiva, com 0,5 ponto abaixo do índice de março.

 

No entanto, as fundições europeias avaliaram recentemente a atual situação dos negócios como melhor do que no mês anterior. As expectativas para os próximos seis meses, por outro lado, são pessimistas, com projeção de piora, o que está em concordância com a percepção geral de recessão no continente europeu.

 

Já o Indicador de Clima Empresarial (Business Climate Indicator, BCI) recuou 0,14 ponto em abril. No geral, as expectativas de preço de venda para o próximo mês estão diminuindo junto com a expectativa de produção para o próximo mês.

 

O FISI é um indicador composto que fornece informações sobre o desempenho da indústria europeia de fundição. É publicado mensalmente pela CAEF e é baseado em respostas de empresas do setor a pesquisas aplicadas. Já o BCI é um indicador publicado pela Comissão Europeia, que avalia mensalmente as condições de desenvolvimento do setor manufatureiro na Zona do Euro e utiliza cinco balanços de opinião de pesquisas setoriais: tendências de produção, carteira de pedidos, carteira de pedidos de exportação, estoques e expectativas de produção.

 

 

Leia também:

 

 

Marcas japonesas unificadas

 

Aumento da produtividade será foco de investimentos

 

#FISI

 



Mais Notícias MM



A produção de aço no panorama da sustentabilidade

Alternativas para o alinhamento efetivo da indústria do aço com os conceitos de sustentabilidade e a mitigação da emissão de CO2 são temas comentados por dirigente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

15/04/2024


Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024