O Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) divulgou os dados de fevereiro de sua pesquisa sobre o consumo aparente de bens industriais, detectando um aumento da procura por esses ativos ligados à produção. A constatação reitera o que tem sido observado nas recentes feiras industriais como a Expomafe: o aumento do interesse da indústria pela aquisição de maquinário.

 

O documento do Ipea pondera que, embora animador, o desempenho ainda não foi suficiente para alterar o cenário de queda do indicador no trimestre móvel encerrado em fevereiro, que apontou recuo de 1,2% na margem. O mesmo ocorre na comparação interanual: recuo de 2,4% do indicador mensal contra fevereiro do ano passado e também no trimestre móvel em relação ao verificado no mesmo período de 2022.

 

No acumulado em doze meses, a demanda industrial registrou baixa de 0,4%. De acordo com o instituto, esse cenário ainda é desafiador para o setor industrial e também reflete a queda de 0,2% da produção industrial no acumulado em doze meses, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM-PF/IBGE), como mostra o gráfico abaixo.

 

 

Já a Fundação Getúlio Vargas anunciou em seu boletim macroeconômico de maio a revisão da projeção do PIB de 2023, de 0,3% para 0,8%, em razão do melhor desempenho da indústria nos primeiros meses deste ano. A instituição apontou um cenário positivo para o setor em março, após dois meses consecutivos de queda.

 

 

Imagem: Shutterstock

Gráfico: Ipea

 

 

 

Leia também:

 

Aumento da produtividade será foco de investimentos

 

Alta de 59% nas exportações de aço entre 2022 e 2023

 

#Ipea

#FGV

 



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024