Entre os dias 5 e 16 de dezembro de 2022 será realizado em ambiente virtual o curso “Reciclagem do alumínio e suas ligas”, treinamento que será ministrado pelo engenheiro metalurgista Luiz Sérgio de Carvalho, e que está sendo promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

 

Curso sobre reciclagem de alumínio será realizado em ambiente virtual em dezembro

O curso terá como tema principal os conceitos e práticas da reciclagem do alumínio, e também abrangerá diversos temas relacionados a esta área, tais como as tecnologias usadas para a separação de ligas de alumínio, cominuição, processamento térmico, reciclagem de UBC e perfis pintados, fundamentos de fornos de fusão/espera, tipos de fornos e de tecnologias de fusão.

 

Além disso, estão programadas aulas sobre estratégias e equipamentos para refino de materiais, etapas do processamento da escória, procedimento prático para determinar a perda de fusão e tipos de equipamentos para tratamento/processamento de materiais. De acordo com informações divulgadas pela instituição, a grade curricular do treinamento compreenderá seções sobre considerações gerais a respeito de normas ambientais e de segurança, aquisição e estocagem de sucatas.

 

O curso terá como temas de abertura um resumo sobre a história da reciclagem do alumínio e as vantagens e desafios do setor. Os participantes poderão obter informações a respeito de ligas trabalháveis e ligas fundidas, fim de vida (do termo em inglês end of life, EOL) dos produtos de alumínio, assim como práticas de coleta de sucatas pós-consumo/pós-industrial, entre outros.

 

O curso acontecerá ao vivo, com início às 15 horas e término às 17 horas e 30 minutos. Mais informações podem ser obtidas no site da Abal.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Mais conteúdo sobre manufatura:

 

Inteligência artificial no pré-processamento de chapas

 

Nanomateriais à base de grafeno em curso on-line

 

#Abal #Alumínio #Reciclagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Usinagem. Treinamento presencial e on-line

Cursos de programação para equipamentos de usinagem oferecidos pelo Senai, e de fresamento CAM fornecido pela Render Cursos, seguem com inscrições abertas.

05/02/2024


Cursos de microscopia e microanálise. Inscrições abertas

A UFSCar segue com inscrições para cursos introdutórios em MEV e MET que acontecem no primeiro e no segundo semestre de 2024.

09/01/2024