A Romi (Santa Bárbara d’Oeste, SP) e o Centro Universitário Facens (Sorocaba, SP) firmaram um acordo que tem como objetivo aproximar a indústria metalmecânica e o meio acadêmico. A parceria teve como fase inicial a inauguração de uma unidade voltada para o desenvolvimento de projetos universitários que envolvam o uso de equipamentos de usinagem, que aconteceu no dia 18 de novembro.

 

Facens e Romi criaram um novo espaço para promover o uso de máquinas de usinagem em projetos acadêmicos

O novo espaço, no qual foram instalados equipamentos para a realização de trabalhos típicos do setor de usinagem, tais como fresamento e furação, se encontra no Laboratório de Inovações e Competições Estudantis (Lince), que integra o Centro Universitário Facens.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que uma das premissas desse acordo é estabelecer a unidade como centro de desenvolvimento e fabricação de protótipos, peças e/ou componentes para diversos tipos de aplicações. Isso inclui a produção de peças para, por exemplo, robôs industriais, veículos, maquinário para o chão de fábrica, entre outros. Também foi informado que no Lince foram instaladas duas máquinas de usinagem, sendo um torno universal modelo T240 e um centro de usinagem modelo D600, ambos da marca Romi.

 

Paulo Roberto de Carvalho, diretor-executivo do centro universitário, comentou mais sobre este assunto: “Por meio desses novos maquinários, os alunos poderão realizar processos de prototipagem e usinagem, e conduzir experimentos para trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação”. Segundo ele, isso também poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos e sua futura carreira profissional.  

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3238-1188 e (19) 3455-9000, ou pelos e-mails lince@facens.br e contato@romi.com. 


 

 

Imagem: Pixabay


 

 

Mais notícias e conteúdo técnico:

 

Gêmeos digitais na usinagem

 

Tratar a névoa proveniente da usinagem evita danos à saúde dos colaboradores

 

#Facens #Romi #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024