A sueca Sandvik anunciou que a sua divisão de materiais, fabricante global de aços inoxidáveis avançados, ligas especiais e sistemas de aquecimento, antes denominada Sandvik Materials Technology (SMT), passou a se chamar Alleima, combinação das palavras “alloy” e “material”, tornando-se uma empresa totalmente independente, listada na Bolsa de Estocolmo.

 

Com sede em Sandviken, Suécia, a Alleima é uma fabricante global de produtos de alto valor agregado, cujo portfólio compreende mais de 900 receitas de ligas metálicas e inclui produtos como tubos de aço sem costura para o setor de energia, tiras de aço de precisão para compressores da linha branca e aplicações para facas. Também inclui fios ultrafinos para dispositivos médicos e microeletrônicos, tecnologia de aquecimento elétrico e tecnologia de células de combustível para automóveis de passeio, caminhões e para a produção de hidrogênio.

 

A Alleima possui uma cadeia de valor integrada que abrange desde a pesquisa e desenvolvimento (P&D) até o produto finalizado. Está no Brasil desde 1962, com sede em São Paulo (SP), inicialmente como divisão do grupo Sandvik para materiais — a Sandvik Materials Technology (SMT) — e agora funcionando como empresa independente, a exemplo do que acontece mundialmente. A empresa tem também uma unidade em Itatiaia (RJ), inaugurada em 2015, para atender melhor aos clientes do segmento de óleo e gás por meio de uma base local.

 

Os materiais fabricados pela empresa são utilizados principalmente nos segmentos industrial, químico e petroquímico, de petróleo e gás, geração de energia e transporte, além de soluções para produtos no segmento de energia renovável. Apresentou recentemente na exposição Rio, Oil & Gas, produtos como a tubulação umbilical, baseada em aço inoxidável super duplex que combina alta resistência à corrosão e mecânica, e também a linha OCTG, sigla para oil country tubular goods, voltada para o revestimento de fundo de poço avançado, de alta resistência à corrosão e a agentes químicos.

 

Foto:Alleima



 

Leia também:

 

Bom momento para a construção naval em aço

 

dados sinalizam queda do preço da energia elétrica


 

#açosespeciais

#Alleima



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

Sandvik desenvolve metal em pó e processo proprietário para a impressão de componentes em metal duro.

06/03/2023


Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

Gestor do ramo de aços comenta sobre o investimento na implantação de laboratórios de análises de metais dentro de indústrias do setor metalmecânico.

06/03/2023