Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), intitulada “Sondagem Industrial”, apontou que houve aumento da produção na indústria – que abrange diversos segmentos como, por exemplo, o de usinagem – entre os meses de julho e agosto deste ano, em que a pontuação mudou de 51,8 para 54,5, respectivamente. Isso, de acordo com a instituição, indica que a alta da produção ocorreu pelo quarto mês consecutivo.

 

CNI divulgou pesquisa em que é apontada alta da produção na indústria no mês de agosto de 2022

A sondagem mostrou que houve um aumento de dois pontos percentuais do índice de utilização da capacidade instalada (UCI), também de julho a agosto de 2022. No que diz respeito ao índice de utilização da capacidade instalada efetiva na indústria, foi constatado que em agosto último a pontuação foi de 47,7, assim como foi apontada alta de 1,7 ponto em relação a julho.


Outros dados obtidos por meio do levantamento indicaram que o índice de intenção de investimento na indústria aumentou 2,1 pontos entre agosto e julho deste ano, somando 59,0 pontos no último mês mencionado.

 

Além disso, foi possível interpretar a partir da pesquisa que o empresariado brasileiro está otimista quanto ao desempenho do setor no mês de setembro de 2022. Segundo a CNI, todos os índices de expectativa referentes a este mês somaram mais de 50 pontos, o que levou a esta conclusão.


Um aumento das contratações na indústria, em agosto último, em relação ao mês anterior, também foi apontado pelo atual estudo. Conforme foi divulgado pela instituição, o índice de colaboradores contratados somou 52,2 pontos. 


A pesquisa completa está disponível no site da confederação. 


 

Imagem: Freepik


 

 

Confira mais conteúdo:

 

Um olho nas tendências e outro na realidade presente

 

Como adotar energia renovável na indústria

 

#CNI #Pesquisa #Indústria #MM



Mais Notícias MM



Anfavea divulga estudo sobre o setor de máquinas autopropulsadas

Levantamento aborda o desempenho de segmentos consumidores de peças usinadas como o de máquinas agrícolas e rodoviárias em 2022 e 2023, e traz projeções para 2024.

04/03/2024


Economia em alta, indústria nem tanto.

Em sua segunda revisão positiva para o crescimento da economia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) detectou queda de desempenho da indústria de transformação, em especial em setores sensíveis ao crédito.

11/10/2023


Mobilidade elétrica avança no mercado brasileiro

Aumento das taxas de compra e instalação da fabricante BYD na Bahia são sinais de fortalecimento da mobilidade elétrica no País.

10/07/2023