A Cetrel, empresa com atuação tradicional na distribuição de água e no tratamento de efluentes e de resíduos industriais, sediada no Polo de Camaçari, na Bahia, quer fortalecer sua participação também nos mercados de água e esgoto doméstico, junto a companhias de saneamento e empresas do segmento comercial, como hotéis, hospitais, shopping centers e escritórios e, com isso, ampliar a carteira de clientes por todo o país, além de indústrias em todo o território nacional. Para apresentar o portfólio atual e completo de soluções, a empresa participará da IFAT Brasil 2024 – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, que acontece de 24 a 26 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Dentro do plano de levar sua expertise em soluções ambientais para o mercado, a empresa destaca o tratamento on-site, com projetos personalizados desenvolvidos na instalação do cliente, com opção de contratação na modalidade BOT - Build, Operate & Transfer, ou seja, a Cetrel cuida do projeto, construção e operação do sistema. A remuneração se dá pelo volume de água ou efluente tratado.

“Vendemos a solução completa, em que todo o investimento, a operação e os riscos são da Cetrel”, diz o diretor comercial Ivan SantAnna. Segundo ele, uma possibilidade é o tratamento de água ou efluentes como prestação de serviço para as companhias privadas de saneamento. “Ainda estamos discutindo, mas é uma solução que podemos levar para o mercado, que tem muito investimento a ser feito nos próximos anos”, afirma.

Fundada em 1978, a Cetrel nasceu em um ambiente industrial, que continua sendo atendido através das unidades localizadas no polo de Camaçari (tratamento off site). Conta com um dos maiores sistemas de tratamento de efluentes industriais do Brasil, com mais de 32 milhões de m³ de efluentes tratados por ano, capacidade de produção anual de água industrial equivalente a mais de 33 bilhões de litros e detentora de um dos principais parques de incineração de resíduos líquidos e sólidos. Entre seus principais acionistas estão a Braskem, com 63,7% das ações, e o Governo da Bahia, com 18,58%. O restante está distribuído em várias empresas originárias do polo petroquímico.

A decisão estratégica de ampliar o campo de atuação ocorreu há cerca de três anos, com a implantação das medidas já a partir de janeiro de 2022. Dentro desse plano, a empresa reforçou seus times comerciais e abriu escritórios em São Paulo e Santo André, SP. A aposta deu certo. Hoje a Cetrel conta com contratos em nove estados e outros devem ser fechados ainda neste ano.

Atualmente o portfólio de soluções ambientais compreende águas, efluentes, incineração de resíduos perigosos líquidos e sólidos, monitoramento ambiental e gerenciamento de áreas contaminadas, sempre com apoio de inovação e tecnologia.

A Cetrel conta com uma área específica de ferramentas digitais e já desenvolveu gêmeos digitais de estações de tratamento de água e efluentes, áreas contaminadas, entre outros. Réplicas digitais do mundo real, a tecnologia otimiza a operação, monitoramento e/ou manutenção de áreas industriais. As representações virtuais não apenas simulam a condição atual, mas também incorporam dados históricos ou modelagens matemáticas. Essa abordagem permite a simulação de uma variedade de cenários de forma otimizada e econômica.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024