Matérias




Estudo analisa a influência do método de dimensionamento da área coletora de sistemas de aquecimento solar prescrito pela Lei Solar de São Paulo.

2017/06/27

Leia mais.

Os resultados apresentados no decorrer do estudo a seguir demonstram que o emprego do processo de adensamento por flotação por ar dissolvido utilizando polímero catiônico na floculação são satisfatórios, tornando a tecnologia apta a fazer parte do processo de adensamento de lodos de ETA.

2017/05/22

Leia mais.

Embora a combinação das tecnologias de laser-scanning e BIM venha gerando modelos “as built” de tubos e conexões de modo eficiente, a extração automática de plantas industriais completas e de trechos com múltiplos cruzamentos de tubulações ainda representa um desafio.

2017/05/28

Leia mais.

A redução de perdas aparentes de água ocasionadas pelo desgaste do parque de hidrômetros devido ao tempo, qualidade e falta de ensaio para verificação de sua eficiência é uma das maiores preocupações das empresas de saneamento...

2017/05/27

Leia mais.

Um exemplo muito claro de implantação de sistemas de reúso que não demandam investimentos muito altos ocorre em presídios

2017/05/12

Leia mais.

Nos ensaios envolvendo a inativação da Salmonella sp. observou-se uma maior atividade fotocatalítica do filme C-Ag-TiO2 devido à presença da prata, que apresenta propriedades bactericidas.

2017/05/11

Leia mais.

Um estudo avalia a eficiência da técnica de filtração em sedimento de praia por meio de um sistema de captação horizontal de filtração como pré-tratamento para a osmose reversa em processo de dessalinização da água do mar. Análises evidenciaram redução da turbidez e cor aparente.

2017/05/10

Leia mais.

O artigo destaca como a parceria público-privada pode desenvolver-se através de vários mecanismos, dentre os quais destacam-se a privatização e a terceirização dos serviços públicos, com ênfase na oferta e ampliação do saneamento básico.

2017/04/06

Leia mais.

A implementação de programas de combate a perdas de água tratada permite que concessionárias de saneamento tenham mais receita para investir

2017/04/05

Leia mais.

O estudo a seguir mostra que o sistema integrado de biofiltro, wetland e carvão ativado reduz com eficiência parâmetros como DBO, DQO e SST de águas cinza, permitindo seu reúso em residências.

2017/03/09

Leia mais.

A possibilidade de implantar plantas de dessalinização no litoral paulista é o foco do artigo a seguir. Em funcionamento, a ideia é que mantenham através de adutoras o Sistema Cantareira com no mínimo 80% de sua capacidade máxima de reservação ao longo dos 365 dias do ano.

2017/03/08

Leia mais.

O presente estudo avalia a instalação da cobertura verde com manutenção de irrigação realizada através de um sistema de reúso de águas cinza em um edifício. Verificou-se que a oferta mensal de água cinza produzida pelos lavatórios atende ao consumo mensal da rega do jardim da cobertura.

2017/02/20

Leia mais.

Feitas 64 simulações de longo prazo, com dois volumes de reservatório (5000 e 10 mil L), para diferentes demandas e séries de precipitação, considerando áreas de captação das águas de chuva de 200 e 400 m2, pesquisadores apontaram uma evidente infl uência da série de demandas na eficácia dos reservatórios avaliados.

2016/12/20

Leia mais.

Pode-se afirmar que o esforço de implantar unidades para o tratamento de rejeitos de ETAs é recente. O artigo a seguir destaca a elaboração de projetos de unidades de tratamento de resíduos para duas estações, ambas de pequeno porte. Nas duas, as bolsas de geotêxtil foram escolhidas como processo destinado à desidratação e acondicionamento provisório do lodo gerado.

2016/12/01

Leia mais.

A urbanização desordenada nas cidades brasileiras tem sido inadequada, principalmente com relação aos sistemas de drenagem, que não impedem as enchentes. Diante desse cenário, algumas cidades e Estados têm criado leis que incentivam ou determinam a reservação das águas pluviais para minimizar os impactos das chuvas mais intensas.

27/11/2016

Leia mais.

O lançamento de grandes volumes de efluente tratado em corpos hídricos, mesmo após tratamento eficiente, pode violar a capacidade do manancial. Não é razoável o despejo sem uma avaliação prévia da capacidade de suporte do corpo receptor.

25/11/2016

Leia mais.