Para fugir das tarifas mais caras do horário de ponta, a mineradora Vale resolveu instalar um sistema de armazenamento de energia em bateria no seu terminal portuário da Ilha Guaíba, no Rio de Janeiro.  A tecnologia escolhida foi o sistema BESS (Battery Energy Storage System) da Micropower Comerc.

Com estimativa de reduzir em 20% os gastos com energia, o equipamento em instalação tem capacidade de armazenamento de 10 MWh, o suficiente para atender 45 mil residências em uma hora.  O sistema BESS é composto por baterias de íon-lítio fabricadas pela Tesla.

O projeto prevê o carregamento do sistema sempre que a demanda por energia do terminal portuário estiver baixa. Nos horários de pico de demanda, com as baterias carregadas, haverá a substituição da rede da concessionária.

Esse tipo de aplicação, substituindo o convencional sistema com geradores de diesel, promete reduzir os gastos ao mesmo tempo em que descarbonizará parte das atividades no terminal, meta de sustentabilidade da mineradora. A previsão é que parte dessa redução de custo remunere a Micropower Comerc, que será a responsável ainda pela operação do equipamento.

A Micropower Comerc é uma joint venture entre a comercializadora Comerc e a norte-americana Micropower Energy, que por sua vez tem 20% das suas ações sob controle da Siemens. Seu modelo de negócio não demanda investimento do cliente, já que a remuneração é sempre feita pela economia obtida, através do acordo de recebimento de percentual equivalente ao total economizado.

As baterias – que podem ser de qualquer fornecedor – são gerenciadas por software, têm vida útil estimada em 15 anos e o custo médio do kWh instalado é de US$ 450, com tendência de queda contínua. O foco das soluções da Micropower Comerc está na geração na ponta, na redução de demanda contratada (para ser acionada nos momentos em que a demanda ultrapassa um volume pré-determinado e suficiente para reduzir o contrato) ou ainda para back-up, para a bateria assumir o abastecimento em casos emergenciais.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024