A divisão de energia renovável do grupo Enel no Brasil iniciou a operação comercial do complexo eólico Aroeira, de 348 MW de potência instalada, localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, na Bahia. A construção do complexo demandou investimento aproximado de R$ 2,1 bilhões.

Durante o evento de inauguração do complexo, no dia 5 de abril, a Enel aproveitou para dar informações de novo projeto, o parque eólico Pedra Pintada, na mesma região do interior baiano e que está em fase final de construção. Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, o parque terá 193,5 MW de capacidade instalada e será composto por 43 aerogeradores. O projeto, nas cidades de Umburanas e Ourolândia, será capaz de gerar mais de 894 GWh por ano.

No total, segundo comunicado da Enel, foram gerados 6 mil empregos na construção dos dois empreendimentos, dos quais mais de 2 mil foram ocupados por trabalhadores da região. O complexo Aroeira será capaz de gerar 1800 GWh anualmente. O empreendimento tem 81 aerogeradores e é conectado à subestação Ourolândia II por meio linha de transmissão de 18,5 quilômetros.

No Brasil, o grupo Enel tem capacidade total instalada renovável de mais de 5,9 GW, dos quais mais de 3,3 GW são de fonte eólica, mais de 1,4 GW da fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidrelétricas.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024