A Atlas Renewable Energy assinou contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) para utilização de sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) com a empresa chilena Copec, especializada nesses sistemas. A negociação foi feita por meio do trader de energia da Copec, a Emoac, por um período de 15 anos.

Batizado de BESS del Desierto, o sistema é considerado um dos maiores projetos de armazenamento de energia na América Latina, com capacidade instalada de 200 MW e autonomia de quatro horas, com capacidade de armazenamento de 800 MWh.

O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.

Segundo a Atlas, o sistema deve reinjetar 280 GWh por ano na rede, o que evitará a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares. A solução também deve garantir maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região, aponta a empresa em comunicado. A Atlas tem contratos que somam 5243 MW de capacidade instalada de energia na região.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024