A Atiaia Renováveis, que atua em geração e comercialização de energia, recebeu a certificação REC Brazil para sua Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Paranatinga, localizada no Mato Grosso. Com isso, afirma a empresa, passa a ser a sua terceira PCH a atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com autorização para comercializar os certificados I-RECs.

A certificação da PCH foi realizada pelo Instituto Totum, que emite a certificação REC Brazil, uma iniciativa conjunta da Abeeólica - Associação Brasileira de Energia Eólica e da Abragel - Associação Brasileira de Energia Limpa e que conta com apoio da CCEE e de outras associações.

A PCH Paranatinga está localizada entre os municípios de Paranatinga e Campinápolis e tem 29 MW de potência instalada e geração anual de 130 mil MW. A primeira a atender aos 17 ODS da ONU foi a PCH Bandeirante, situada entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, com 28 MW de potência instalada e geração anual de 161 mil MWh. A segunda foi a PCH Garganta da Jararaca, localizada entre os municípios de Campo Novo do Parecis e Nova Maringá, em Mato Grosso, e tem 29,3 MW de potência instalada e geração anual de 185 mil MW.

Com o reconhecimento pelo Instituto Totum, as PCHs da Atiaia podem vender seus certificados do I-REC combinados com o selo REC-Brazil, garantindo que a energia foi produzida por fontes renováveis e que os projetos têm compromisso com os critérios de sustentabilidade globais da ONU. Cada I-REC comprova que 1 MWh foi gerado por uma fonte renovável: eólica, solar ou hídrica. O selo REC Brazil atesta a sustentabilidade do projeto.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024