A transmissora ISA Cteep inaugurou uma base avançada para a prevenção e o combate às queimadas na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. O local foi escolhido porque registra uma das maiores incidências de queimadas em vegetações próximas às linhas de transmissão. Em média, há 2 mil ocorrências por ano no município, segundo o sistema de monitoramento e alerta do Climatempo.

Instalada especificamente em Eliseu Martins, município vizinho de Canto do Buriti, a base avançada servirá de suporte para a equipe da ISA Cteep reforçar a atuação local para antecipar as ações e prevenir eventuais instabilidades ocasionadas por queimadas nos mais de 710 quilômetros de linhas de transmissão em 500 kV da Interligação Elétrica. No Piauí, a companhia atua por meio da subsidiária Interligação Elétrica Norte Nordeste (IENNE).

A base conta com equipe e apoio de duas picapes equipadas com conjunto de combate que engloba um tanque rígido com bomba de alta pressão, reservatório para 400 litros de água e mangueira de 30 metros, além de equipamentos de proteção individual e coletiva para os brigadistas. A equipe também dispõe de um aditivo biodegradável que pode ser adicionado na água para reduzir a temperatura e a fumaça, além de diminuir em 68% o volume de água necessário para o combate. 

As linhas da IENNE exercem papel na integração do Sistema Interligado Nacional (SIN), fazendo parte do subsistema que conecta as regiões Norte e Nordeste, desde a subestação Colinas (TO) até São João do Piauí (PI). “Com a instalação da nossa primeira base avançada para a prevenção e o combate às queimadas em uma região tão estratégica para o SIN reforçamos o nosso compromisso com o bem-estar da comunidade, o cuidado com o meio ambiente e a intensificação de ações a fim de minimizar riscos às nossas instalações que possam afetar a confiabilidade do Sistema Elétrico Nacional”, disse Gabriela Desirê, diretora-executiva de operações da ISA CTEEP.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí teve 10.866 focos ativos detectados pelo satélite em 2022, uma queda de 15% ante o ano anterior, com 12.745 registros. As queimadas representam, no Brasil, a segunda maior causa de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica, de acordo com o levantamento realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O fogo, a fumaça e a fuligem, ao atingirem o sistema de transmissão, podem causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024